OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 15 de agosto de 2020

Colunistas

Ivan Nunes Ivan Nunes
É jornalista profissional. Há mais de 20 anos escreve sobre os bastidores da política na Zona da Mata alagoana.
23/09/2019 às 13:21

IMA renova licença para a prefeitura de União dos Palmares voltar a utilizar área de transbordo na usina Laginha

Junior Menezes - IMA renova coleta e transbordo do lixo por mais 6 meses Junior Menezes - IMA renova coleta e transbordo do lixo por mais 6 meses

A prefeitura de União dos Palmares conseguiu renovar junto ao IMA(Instituto do Meio Ambiente) licença para voltar a utilizar à área de descarte destinada pelo Ministério Público Estadual localizada na altura do antigo campo de pouso da extinta Usina Laginha de União dos Palmares.

Na semana passada, após uma denuncia anônima, técnicos do IMA estiveram no município para constatar a veracidade da informação. O caso foi parar na Delegacia Regional de Polícia Civil, e o município de União dos Palmares acabou sendo autuado e vai ter pagar pesadas multas por descumprimento do Termo de Ajustes de Conduta(TAC) celebrados entre si.

Diante do MPE, o prefeito KIl de Freitas justificou o esforço de sua gestão em cumprir as determinações exigidas pelo MPE e que União dos Palmares não poderia ser penalizado pelo simples fato da usina seletiva de lixo, que está sendo construída na cidade do Pilar-AL ter sido embargada pelo proprio Ministério Público Estadual. 

- Nós tiramos, só Deus sabe de onde, recursos da ordem de mais de R$ 300.000,00 para bancar despesas para a coleta e envio do lixo doméstico de União dos Palmares para a cidade do Pilar. São despesas com combustível, pagamento aos donos de caçambas tudo isso com recursos próprios", disse Kil de Freitas em sua justificativa no pedido de renovação da licença ambiental.

No dia seguinte ao embargo, técnicos do Instituto do Meio Ambientes estiveram no local onde a prefeitura municipal anuncia a fase final, na conclusão da obra para o transbordo.

Outra mudança feita as pressas pelo secretário municipal de Infraestrutura, Júnior Menezes, foram os horários para a coleta e rota do lixo na cidade. Menezes até soltou uma nota pedindo a ajuda da população para não colocar lixo nas ruas antes de segunda-feira,23(hoje) mas com a renovação da licença feita pelo IMA não foi preciso executar essa nova ordem e a coleta voltou a sua normalidade.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2020 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.