OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
05/08/2020 às 17:32

PEC de Albuquerque cria a Polícia Penal em Alagoas

Deputado Antônio Albuquerque comemora promulgação da PEC de sua autoria Deputado Antônio Albuquerque comemora promulgação da PEC de sua autoria

O deputado estadual Antônio Albuquerque (PTB) comemora a promulgação pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Proposta de Emenda Constitucional nº 48/2020, de sua autoria, que transforma os atuais agentes penitenciários em policiais penais. A proposta dá nova redação ao parágrafo 1° e cria os parágrafos 7° e 8° do artigo 244, cria o parágrafo 3° do artigo 245 e dá nova redação ao artigo 276 da Constituição do Estado de Alagoas.

Pela Emenda Constitucional, são responsáveis pela segurança pública, respeitada a competência da União, as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Penal. A Emenda também estabelece que à Polícia Penal caberá a segurança dos estabelecimentos penais e que uma lei organizará a carreira, atribuições e competências da categoria em Alagoas, que será preenchida, em seu quadro de servidores efetivos, exclusivamente via concurso público.

Com a PEC, o artigo 276 da Constituaição Estadual passa a vigorar com a seguinte redação:

Os policiais civis, militares e penais, quando invalidados em decorrência de lesão grave adquirida no cumprimento do dever, serão promovidos, ao ensejo da inativação, à classe, graduação e posto respectivo imediatamente superiores, com proventos integrais. Nas redes sociais do deputado, a promulgação da PEC foi bastante elogiada e recebeu vários comentários em apoio a sua iniciativa.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.