OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Colunistas

Valderi Melo Valderi Melo
É jornalista profissional formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) desde 1994. Há mais de 20 anos escreve sobre a política alagoana.
29/08/2020 às 12:20

Marcelo Beltrão quer trilhar caminho próprio na política alagoana

Marcelo Beltrão é pré-candidato a prefeito de Coruripe e vai para o confronto com Marx Beltrão Marcelo Beltrão é pré-candidato a prefeito de Coruripe e vai para o confronto com Marx Beltrão

O racha político na família Beltrão, capitaneada atualmente pelo deputado federal Marx Beltrão após a morte do ex-deputado estadual João Beltrão, se consolidou de vez para a disputa eleitoral deste ano. A prova de que o racha está cada vez mais evidente é a posição do deputado estadual Marcelo Beltrão, que publicamente declarou apoio à pré-candidatura de Felipe Jatobá, em Jequiá da Praia e postou vídeos em suas redes sociais ao lado do Progressistas.

Jequiá atualmente tem como prefeita a prima de Marcelo [onde ele foi prefeito por dois mandatos entre 2009 e 2916], Jeanynne Beltrão, a quem o deputado apoiou nas eleições municipais de 2016. Para completar o racha político na família, o deputado estadual se lançou pré-candidato a prefeito de Coruripe e vai enfrentar o primo e ex-prefeito de Feliz Deserto Maykon Beltrão (MDB). A briga politica na verdade teve início em 2018.

Em 2018, Marcelo Beltrão, candidato a deputado estadual, teve que disputar votos nos municípios liderados pela família com o primo e também deputado estadual Yvan Beltrão, filho do prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão. Naquela disputa, o racha começou a ficar nítido e se agravou ainda mais após a morte de João Beltrão, em dezembro do ano passado. Em 2018, Marcelo Beltrão foi vitorioso em quatro das cinco cidades administradas pelo clã Beltrão.

A única cidade em que Yvan Beltrão teve mais votos que Marcelo Beltrão foi justamente em Coruripe, com 9.414 votos contra 4.214, mais de 100%. Mas em Penedo, Jequiá da Praia, Feliz Deserto e Piaçabuçu, quem saiu vitorioso foi Marcelo Beltrão. Por enquanto, a posição política do deputado só foi exposta em Coruripe [onde é pré-candidato a prefeito] e em Jequiá, onde vai marchar politicamente com Felipe Jatobá, filho da ex-prefeita Rosinha Jatobá.

Nos demais municípios – Feliz Deserto [administradas pela madrasta Rosiana Beltrão; Piaçabuçu pelo também primo Djalma Beltrão e em Penedo, administrada pelo irmão Marcius Beltrão] o deputado ainda não se posicionou publicamente, sendo que em Feliz Deserto, é certo o apoio a Rosiana. Em Penedo,Marcius Beltrão não disputa um novo mandato, pois já está no segundo mandato. O candidato do grupo é o atual vice-prefeito Ronaldo Lopes (MDB). Em Piaçabuçu, Djalma Beltrão vai para à reeleição.

E como se diz, a arte de fazer política é pra profissionais.


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.