OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
26/12/2018 às 09:06

Pilar lidera crescimento de empregos com carteira assinada em Alagoas, mas números escondem a melhor notícia

A transformação generalizada que acontece no Pilar impressiona e deixa claro uma premissa: Com planejamento e o apoio do Estado, o resultado é uma questão de tempo.

Há dois anos o Pilar estava na lista das cidades mais violentas do Estado e muito próximo do caos social, com muitas famílias reféns do tráfico de drogas.

No lugar onde centenas de pessoas que viviam abaixo da linha da pobreza passaram a plantar e colher dias melhores, plantando o próprio futuro, outras centenas ganharam a oportunidade de trabalhar com carteira assinada.  

Os números oficiais do Cadastro Geral de Empregado e Desempregado (Caged), divulgado este mês, pelo Ministério do Trabalho, confirma que Pilar lidera, em números absolutos, a geração de empregos com carteira assinada em Alagoas.

No comparativo com Maceió, por exemplo, Pilar registrou crescimento de 16,65%, aproximadamente 90 vezes maior.

Com Marechal Deodoro, que foi o município que mais gerou empregos em números absolutos e está em segundo lugar na geração de oportunidades de trabalho, o desempenho de Pilar foi, proporcionalmente, duas vezes maior, nos números absolutos.

Para se ter uma ideia da diferença a média estadual foi de 0,29%. 
Só lembrando:
Pilar atingiu crescimento de 16,65%.

Números ainda melhores
Os dados que estão no Cadastro Geral de Empregado e Desempregado, do Ministério do Trabalho são oficiais, mas dizem respeito, apenas, à oferta de trabalho com carteira assinada.

Se fosse levada em conta as oportunidades de trabalho que estão sendo geradas através de programas sociais e da agricultura familiar, como o Plantando o Futuro, Pilar certamente estaria no topo nacional.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.