OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Colunistas

Wadson Regis Wadson Regis
Jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), é editor-geral do AL1.
27/05/2019 às 10:26

Renan Filho brinca de ser prefeito de Maceió

O governador parece não ter noção do ridículo. Como se não bastasse sua negligência como chefe de estado para a problemática que envolve milhares de famílias no Pinheiro, Bebedouro e Mutange; como se não bastasse a ineficiência do Estado na geração de oportunidade de trabalho; como se não bastasse as incertezas sobre a política econômica de seu governo, ele agora parece querer ser prefeito (de direito) de Maceió. Prefeito (de fato) ele não tem dúvida que é. 

Vamos aos fatos:

1 – O Estado já investiu R$ 100 milhões no programa Vida Nova nas Grotas, beneficiando mais de 300 mil maceioenses, em 48 comunidades. Numa demonstração de força com Rui Palmeira, o governador excluiu a prefeitura das ações e usou a estrutura do Estado para se aproximar das famílias carentes. Seria excelente se não fosse por pura birra e acirramento político com o prefeito. Enfeitou as grotas, mas não se preocupou com o Salgadinho, contribuindo para a poluição do principal rio urbano da capital. O importante, para ele, é que o programa ficou fortalecido com a parceria junto ao ONU-Habitat, o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos. A pergunta é: por que Renan Filho não mostrou a situação dos bairros Pinheiro, Mutange e Bebedouro ao diretor do Escritório Regional do ONU-Habitat, Elkin Velásquez, que esteve em Maceió este mês, apenas para conhecer as grotas? Será que o caso também não merece atenção da ONU?

2 – Os investimentos em segurança são a base de sustentação da gestão Renan Filho. A área econômica, eficaz no primeiro mandato, está em alerta. Os servidores não sabem se terão reajuste, fornecedores já cobram a regularidade nos pagamentos, transportadores escolares também reclamam de pagamento e a taxa de desemprego no bimestre chegou aos 16%, com 14 mil novos desempregados. Como estratégia o governador anuncia novo concurso público, mesmo com os riscos de ser punido na Lei de Responsabilidade Fiscal. Sobre desemprego, nas grotas é muito maior. Mas qual foi a ação das áreas do trabalho? Desenvolvimento econômico? Teve algum atendimento do Sine? Teve alguma ação da Desenvolve com Microcrédito? Por que não ofereceu curso do Pronatec, Senai, Senac? Era só cimento?

Faltou a “humanização das grotas”.

3 – Seguindo na linha de enfrentamento a Rui Palmeira o governador tem utilizado suas redes sociais para dizer o que a prefeitura não faz e afirmar que, caso não faça, ELE VAI FAZER. 





Que tal Renan Filho prefeito de Maceió?  

Fala muuuuuuuito.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.