OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Artigos

11/03/2020 às 17:05

A experiência do político honesto

Rodrigo Alves de Carvalho (*)

Cansados de assistir a tantos episódios de corrupção, ladroagem e politicagens diversas da grande maioria dos políticos de hoje, um grupo de cientistas decidiram criar, ou melhor, estruturarem uma pessoa para se tornar um político perfeito, um político honesto.

A experiência foi realizada com um rapaz que já tinha boa índole, porém, ainda era novo no ramo da política, portanto ainda não havia se contaminado.

Foram meses de estudos e experimentos, alguns até nada convencionais para que o rapaz estivesse preparado para entrar de vez na carreira política, mas nesse caso como um político honesto.

Chips foram implantados em sua cabeça para monitorarem reações a comodidades parlamentares, choques elétricos foram desferidos em outra experiência toda vez que o rapaz se animava a receber propinas e até vídeos intermináveis mostrando a realidade brasileira e a vergonha da política atual, o rapaz teve que assistir.

No final do experimento nosso político honesto estava pronto. Faltava o grande teste e ele se candidatou à casa legislativa federal.

Uma campanha eleitoral foi bancada pelos cientistas para que o político honesto pudesse ser eleito e assim a experiência seria colocada em prática.

Durante a campanha, a população pode conhecer o candidato que não roubaria, não participaria de propina, não legislaria a favor próprio ou de um grupo político e mais, não receberia de salário nada mais do que lhe era de direito, enfim, todos os eleitores puderam conhecer o político perfeito e talvez o único político totalmente honesto em nosso país.

Entretanto, quando as urnas foram apuradas e para surpresa dos cientistas, o político honesto não tinha sido eleito.

Os eleitores preferiram votar nos velhos políticos envolvidos em corrupção, falcatruas e desonestidades. Preferiram o candidato mais bonito, ou o que falava com voz aveludada, ou tinha um relógio maneiro ou que tinha a propaganda eleitoral mais engraçada...

Dessa forma, o político honesto não conseguiu realizar um mandato coerente com o que seria eleito, fiscalizando, criando leis que beneficiariam o povo e o mais importante, não se envolvendo com falcatruas em politicagens nojentas.

A experiência havia fracassado. Agora os cientistas estão reunidos para outra experiência no intuito de melhorar a política do país.

Mas ao invés de criarem políticos honestos, eles pretendem tentar criar eleitores conscientes.

(*) Nasceu em Jacutinga (MG). Jornalista, escritor e poeta possui diversos prêmios literários em vários estados e participação em importantes coletâneas de poesia, contos e crônicas. Em 2018 lançou seu primeiro livro individual intitulado “Contos Colhidos” pela editora Clube de Autores.


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.