OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

17/07/2020 às 19:40

Rádio Escola Maceió: confira o processo de produção

Conteúdo é transmitido pela Rádio Difusora AM Conteúdo é transmitido pela Rádio Difusora AM

O Projeto Rádio Escola Maceió mantém a rotina de estudos dos alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) da Rede Municipal de Ensino neste período de isolamento social,  devido à pandemia do novo coronavírus. O conteúdo é transmitido pela Rádio Difusora AM, veículo de comunicação do Instituto Zumbi dos Palmares.

O processo, que vai desde a criação até a veiculação das audioaulas, envolve equipes de técnicos e professores, que juntos fazem a logística de planejamento, produção, filtragem e monitoramento.

A primeira etapa do processo fica por conta de uma equipe de formadores, constituída por cerca de 16 técnicos da Coordenadoria Geral de Ensino Fundamental, além de técnicos lotados em outras coordenadorias da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que são responsáveis por  todos os componentes curriculares (disciplinas) do Ensino Fundamental.

Esses formadores mantém uma articulação direta, via WhatsApp, com o respectivo professor de cada componente curricular e fazem toda a orientação sobre as competências e habilidades consideradas essenciais para a aprendizagem do aluno, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para essa orientação, o formador utiliza um documento base, compartilhado via e-mail, para que o professor possa construir o plano de trabalho e a audioaula. 

Os professores assumem a segunda parte do processo. Eles produzem o plano de trabalho e gravam as audioaulas. Esse plano de trabalho pode ser feito tanto para uma semana de audioaulas, como para um mês inteiro. Após a gravação das audioaulas, o professor envia para o formador por e-mail, que avalia se o conteúdo está de acordo com as orientações que foram recomendadas segundo a BNCC, que também está de acordo com o Referencial Curricular de Maceió. 

A terceira e última parte do processo é assumida por outra equipe técnica, responsável por planejar o quadro de programação dessas audioaulas, que são distribuídas durante a semana em horários específicos para cada disciplina.

A logística é executada de maneira cuidadosa pela equipe da Coordenadoria Geral de Ensino Fundamental, coordenada pela educadora Maria José Alves, para que as aulas sejam produzidas e veiculadas diariamente na rádio. 

O projeto Rádio Escola Maceió também conta com a contribuição de outros setores, como a Coordenadoria de Programas e Projetos Educacionais, coordenado pela professora Virgínia Ferreira, e a Coordenadoria de Projetos Suplementares, coordenado pela professora Edeleuza Maciel, que fazem parte da programação às terças e quintas-feiras.

Cada audioaula tem duração de cinco a oito minutos e cada bloco de aulas, uma média de 20 a 30 minutos. Os blocos de radioaulas são veiculados na Rádio Difusora AM, às 13h30, 14h e 15h para estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os horários das 18h às 19h são para os estudantes da Ejai.


Ascom Semed 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.