OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

28/07/2020 às 21:36

Centro Municipal de Educação Infantil promove Chás Literários virtuais

Projeto une ambiente literário com propostas lúdicas e brincantes nas próprias casas. Foto: Divulgação Projeto une ambiente literário com propostas lúdicas e brincantes nas próprias casas. Foto: Divulgação

Leonardo André (estagiário) 

Estimular a leitura, criar um ambiente lúdico e manter vínculos com as crianças e suas famílias durante o isolamento social. Com esses objetivos em vista, os educadores do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Casa da Amizade promoveram três edições do que denominaram “Chá Literário Virtual”. O projeto, que já existe há alguns anos de forma presencial, contou com apoio dos pais, que organizaram um ambiente literário em suas casas, realizando a leitura de histórias e interagindo com professores e outras crianças da creche.

O Chá Literário nasceu de uma experiência de jogo simbólico proposta pela professora Lenice Lira, onde as crianças vivenciavam a experiência de tomar chá com biscoitos junto com livros infantis. Essa experiência deu tão certo que foi transformada em um projeto de leitura e hoje faz parte da jornada do Cmei.

Realizado quinzenalmente em cada turma, o Chá Literário reunia uma vez por mês todas as turmas em um evento coletivo. A coordenadora pedagógica do Cmei, Gilciane Martins, explica que durante o período de isolamento social foi preciso realizar uma reestruturação em algumas atividades, e o Chá Literário foi uma delas. “Com a pandemia, tivemos que paralisar repentinamente nossas atividades e isso deixou todos preocupados. Porém, em nossas conversas, durante as reuniões, percebemos que algumas de nossas ações poderiam ser adaptadas às novas formas de trabalho que estamos executando”, disse.

Professora Lenice Ferreira e sua filha Lorena Carolini, de 3 anos, participando do Chá Literário. Foto: Divulgação

A partir dessa constatação, Lenice Lira teve a ideia e comunicou aos familiares dos alunos sobre a proposta da realização de um chá literário de forma virtual, cada um em sua casa. Para a professora ela, o objetivo primordial dessa experiência foi promover o hábito de leitura de forma remota, bem como ampliar o público leitor, envolvendo os pequenos em momentos prazerosos de emoção e encantamentos junto com suas famílias. “Oportunizar momentos e espaços de trocas, acolhimento, partilha, emoção e encantamentos a cada leitura compartilhada foi, sem dúvidas, muito gratificante. A leitura nos leva a lugares inimagináveis, nos possibilitando reinventar e vislumbrar o poder presente em cada voz”, diz.

Josué Kaleu, de 3 anos, aproveitando o “Charraiá”. Foto: Divulgação

À medida que a leitura e as degustações iam acontecendo em seus respectivos lares, as mães registravam tudo com fotos e vídeos socializando e compartilhando nos grupos de WhatsApp do Cmei. Maria Betânia, mãe de Josué Kaleu, de 3 anos, não escondeu sua felicidade de ter participado de umas das atividades que teve a temática junina. “Fizemos um chá com tema de ‘Charraiá’ e essa proposta foi bacana, pois pudemos arrumar a mesa, colocar bandeirinhas, fazer chá e comidas juninas em conjunto. Meu filho amou, se vestiu de matuto, li para meu filho e ainda fizemos videoconferência com o Cmei. Eu só tenho a agradecer por tudo que as professoras estão fazendo pelo meu filho nessa quarentena”, comentou a mãe.

A experiência obteve bons frutos com respostas bastantes positivas por parte dos familiares e alunos. A professora Eliane Batista comenta que não imaginava que o projeto seria tão prazeroso na forma virtual e a participação de cada uma das família com fotos e relatos fosse decisiva nessa sensação de dever cumprido. “O resultado final foi vivenciar a felicidade das crianças junto com suas mães, por ver seus colegas em vídeos, por estarem em contato com os professores e viver aquele mundo mágico de leitura, mesmo que de forma virtual”, explica a professora.



Ascom Semed

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.