Leonardo André (estagiário)
Estimular a leitura, criar um ambiente lúdico e manter vínculos com as crianças e suas famílias durante o isolamento social. Com esses objetivos em vista, os educadores do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Casa da Amizade promoveram três edições do que denominaram “Chá Literário Virtual”. O projeto, que já existe há alguns anos de forma presencial, contou com apoio dos pais, que organizaram um ambiente literário em suas casas, realizando a leitura de histórias e interagindo com professores e outras crianças da creche.
O Chá Literário nasceu de uma experiência de jogo simbólico proposta pela professora Lenice Lira, onde as crianças vivenciavam a experiência de tomar chá com biscoitos junto com livros infantis. Essa experiência deu tão certo que foi transformada em um projeto de leitura e hoje faz parte da jornada do Cmei.
Realizado quinzenalmente em cada turma, o Chá Literário reunia uma vez por mês todas as turmas em um evento coletivo. A coordenadora pedagógica do Cmei, Gilciane Martins, explica que durante o período de isolamento social foi preciso realizar uma reestruturação em algumas atividades, e o Chá Literário foi uma delas. “Com a pandemia, tivemos que paralisar repentinamente nossas atividades e isso deixou todos preocupados. Porém, em nossas conversas, durante as reuniões, percebemos que algumas de nossas ações poderiam ser adaptadas às novas formas de trabalho que estamos executando”, disse.
A partir dessa constatação, Lenice Lira teve a ideia e comunicou aos familiares dos alunos sobre a proposta da realização de um chá literário de forma virtual, cada um em sua casa. Para a professora ela, o objetivo primordial dessa experiência foi promover o hábito de leitura de forma remota, bem como ampliar o público leitor, envolvendo os pequenos em momentos prazerosos de emoção e encantamentos junto com suas famílias. “Oportunizar momentos e espaços de trocas, acolhimento, partilha, emoção e encantamentos a cada leitura compartilhada foi, sem dúvidas, muito gratificante. A leitura nos leva a lugares inimagináveis, nos possibilitando reinventar e vislumbrar o poder presente em cada voz”, diz.
À medida que a leitura e as degustações iam acontecendo em seus respectivos lares, as mães registravam tudo com fotos e vídeos socializando e compartilhando nos grupos de WhatsApp do Cmei. Maria Betânia, mãe de Josué Kaleu, de 3 anos, não escondeu sua felicidade de ter participado de umas das atividades que teve a temática junina. “Fizemos um chá com tema de ‘Charraiá’ e essa proposta foi bacana, pois pudemos arrumar a mesa, colocar bandeirinhas, fazer chá e comidas juninas em conjunto. Meu filho amou, se vestiu de matuto, li para meu filho e ainda fizemos videoconferência com o Cmei. Eu só tenho a agradecer por tudo que as professoras estão fazendo pelo meu filho nessa quarentena”, comentou a mãe.
A experiência obteve bons frutos com respostas bastantes positivas por parte dos familiares e alunos. A professora Eliane Batista comenta que não imaginava que o projeto seria tão prazeroso na forma virtual e a participação de cada uma das família com fotos e relatos fosse decisiva nessa sensação de dever cumprido. “O resultado final foi vivenciar a felicidade das crianças junto com suas mães, por ver seus colegas em vídeos, por estarem em contato com os professores e viver aquele mundo mágico de leitura, mesmo que de forma virtual”, explica a professora.
Ascom Semed
(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]
© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.