OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

23/09/2020 às 13:46

Setembro Amarelo: Unit/AL reforça ações preventivas

Atendimento online e suporte do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial são oferecidos o ano inteiro Atendimento online e suporte do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial são oferecidos o ano inteiro

Todos os anos a campanha Setembro Amarelo, criada para conscientizar a população e prevenir o suicídio no país, ganha destaque e amplia a discussão acerca do tema. No Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) a pauta é trabalhada o ano inteiro, principalmente por meio das atividades do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (Napps) e do Centro de Psicologia Aplicada (CPA/Unit/AL).


De acordo com Vanessa Ferreira, psicóloga do Napps/Unit, mesmo hoje, quando as pessoas têm uma maior facilidade para falar sobre suicídio, principalmente no mês de setembro por conta da campanha, o tema ainda é assunto tido como proibido por muita gente. Ela destaca a importância da discussão para quebrar o tabu e gerar empatia.

“Falar sobre suicídio é alertar as pessoas para algo que infelizmente é real e acontece em nossa sociedade. Por isso é importante abrir espaço de acolhida para aqueles que, por quaisquer razões, se veem como tentantes”, frisa.

A psicóloga ainda enfatiza que o Setembro Amarelo é uma forma de fazer com que as pessoas lembrem que elas não estão sozinhas. Ela recomenda o apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), uma das ONGs que difunde a campanha. 

“Mesmo que não possa ou não se sinta à vontade de falar com alguém de casa ou um amigo, busque ajuda. Busque um profissional, ligue para o 188. Saiba que você não está sozinho”, aconselha. “Esse processo de fala e escuta, de acolhimento, pode fazer muita diferença para quem precisa”, afirma Vanessa Ferreira. 

Assistência à comunidade
A própria Unit/AL também atua com ações que são uma forma de prevenção. Entre elas está a realização de assistência psicológica gratuita à comunidade. O plantão psicológico do Centro de Psicologia Aplicada da Unit/AL é online e funciona de segunda à sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para acessar o serviço, basta entrar em contato através do telefone (82) 3311-3139.

Cuidado constante
O Napps, que oferece apoio emocional a estudantes e colaboradores da Unit/AL o ano inteiro, também tem agenda para o público fora do Centro Universitário. Na próxima terça (29), a partir das 15h, o Núcleo vai realizar a live ‘Controlando a ansiedade sem perder o foco: dicas para prova do Enem’. A palestra virtual será realizada no canal da Unit/AL no Youtube e tem o objetivo de ajudar os alunos que vão fazer a prova do Enem a lidar com a ansiedade e, consequentemente, a manter o foco, atenção e concentração nos estudos.

A live contará com as presenças de Vanessa Ferreira e Verônica Becker, psicóloga e psicopedagoga do Napps, respectivamente. O debate será mediado por Mayra Vilar, assistente social do Núcleo. O evento também contará com uma intérprete de libras.

Para participar, basta acessar o link: hs.unit.br/live-precisamos-falar-sobre-suicidio

Ascom Unit-AL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.