OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

29/09/2020 às 12:53

Escola SEB Maceió realiza Jornada Profissional On-line

Para ajudar seus alunos do Ensino Médio no complexo processo de escolha da carreira, a escola promove lives com profissionais de diferentes áreas para falar sobre o curso e o mercado de trabalho Para ajudar seus alunos do Ensino Médio no complexo processo de escolha da carreira, a escola promove lives com profissionais de diferentes áreas para falar sobre o curso e o mercado de trabalho

O Ensino Médio é mais do que uma nova etapa na vida dos adolescentes. Além de trazer uma cobrança maior em relação aos estudos, o jovem começa a lidar com outras preocupações e percepções - afinal, trata-se de uma fase em que acontece a formação do indivíduo. Essa etapa também traz a preocupação com o futuro, as decisões de carreira e as provas para entrar nas universidades.

Salvo algumas pessoas que parecem nascer sabendo qual carreira seguir, para a maioria dos estudantes essa decisão é bastante complexa. Com tantas opções disponíveis no mercado, eles sentem dificuldade para escolher uma profissão adequada ao seu perfil, aliando o que gostam de fazer ao que vai proporcionar estabilidade e dinheiro.

Para ajudar seus alunos nesse processo, a Escola SEB Maceió realiza a Jornada Profissional On-line 2020. O projeto, que teve início em 18 de setembro, ocorre semanalmente às sextas-feiras, por meio da realização de lives em que as turmas da 1ª à 3ª série do Ensino Médio têm a oportunidade de conversar com profissionais de diferentes áreas e esclarecer suas dúvidas.

Os palestrantes foram selecionados com base nos cursos de interesse dos estudantes e, durante o bate-papo virtual, falam sobre a grade curricular do curso de graduação e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. "A Jornada Profissional é de extrema importância para os nossos alunos, porque permite que eles conheçam diferentes carreiras a partir da vivência de profissionais que já atuam nessas áreas. Assim, eles podem entender melhor como é o dia a dia da profissão e descobrir com qual carreira realmente se identificam, fazendo uma escolha mais consciente", afirma Danielle Almeida, psicóloga e responsável pela orientação profissional dos alunos da Escola SEB Maceió.

No primeiro encontro, realizado em 25 de setembro, o assessor no TJAL Leonardo Damião Araújo Zagallo conversou com os jovens sobre o curso de Direito, no qual é bacharel pelo Centro Universitário CESMAC. A programação das próximas lives contempla os cursos de Engenharia Elétrica (30/09, com Larissa Brito), Psicologia (09/10, com Maria Mariana Gaia) e Odontologia (23/10, com Naianne Ramos).

Na abertura do evento, Danielle Almeida apresentou a Jornada Profissional aos estudantes e falou sobre os critérios que eles devem avaliar para escolher o curso e a universidade, a importância do autoconhecimento e do contexto familiar no processo de escolha da carreira, as expectativas quanto à realização pessoal e ao retorno financeiro, os tipos de cursos e processos seletivos disponíveis, e as melhores universidades públicas e privadas do país atualmente.

Jornada Profissional - Apresentação do Projeto

Danielle Almeida, psicóloga e orientadora profissional da Escola SEB Maceió

http://www.youtube.com/watch?v=dfst1xCawgM

Jornada Profissional - Direito

Leonardo Damião Araújo Zagallo, advogado e assessor no TJAL

http://www.youtube.com/watch?v=An-xdaZJECc&feature=youtu.be

Fonte: Ascom Grupo SEB


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.