OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

08/10/2020 às 16:05

Concurso vai premiar receitas da alimentação escolar na rede pública da capital

Inscrições do segundo concurso de merendeiras vão de 26 a 30 de Outubro Inscrições do segundo concurso de merendeiras vão de 26 a 30 de Outubro
O segundo concurso de merendeiras, realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL), este ano, em parceria como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AL), teve seu edital lançado na última sexta-feira (03). As inscrições vão de 26 a 30 de Outubro/2020.

O concurso consiste na eleição, divulgação e premiação de receitas culinárias elaboradas por merendeiras da alimentação escolar, que atuam em escolas públicas de Educação Básica nos municípios do Projeto Cidade Empreendedora (Arapiraca, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, e São Miguel dos Campos).

Somente estarão aptas a participar do concurso, as receitas elaboradas pelos participantes que residem nos municípios do Projeto, que participarem das duas capacitações sobre Gestão de Alimentos e Técnicas Básicas de Culinárias. Elas devem ser inscrever e enviar suas receitas nos termos e critérios do edital. As merendeiras da Rede Municipal de Educação de Maceió irão participar das formações, que neste ano serão online, devido à pandemia do novo coronavírus.

A fase da escolha das melhores receitas da alimentação escolar ocorrerá em três momentos: a Etapa Eliminatória, a Etapa Municipal (semifinal) e a Etapa Estadual (final). Serão avaliados nas etapas municipais e estadual, o sabor, a criatividade (inovação e originalidade), a aparência e a textura dos pratos.

Os critérios para escolha da receita são a presença de alimentos regionais e da agricultura familiar local, presença de alimentos in natura ou minimamente processados, ausência de alimentos processados e ultraprocessados e a possibilidade de replicação da receita no contexto escolar.

O período das fases e etapas poderá sofrer alteração devido à necessidade de adequação. Caso haja alguma alteração, os participantes serão comunicados com antecedência mínima de 24h da data estipulada no calendário que está no edital.

As premiações vão de R$500 a R$5 mil para as merendeiras e nutricionistas da escola vencedora da etapa estadual. Confira no edital o cronograma, as etapas, as regras e os prêmios do concurso.

Ascom Semed

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.