OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

28/10/2020 às 18:45

“A cidadania ativa como catalisadora das transformações sociais” é tema de seminário na UMJ

Evento contará com a participação de profissionais de diferentes áreas de atuação e vai disponibilizar QR Code para doações à Casa dos Amarelinhos Evento contará com a participação de profissionais de diferentes áreas de atuação e vai disponibilizar QR Code para doações à Casa dos Amarelinhos

A promoção de práticas de participação social é essencial para efetivar os direitos fundamentais previstos na Constituição Federal, especialmente, os direitos sociais em um país tão desigual quanto o Brasil.  Para discutiro tema, o curso de Direito do Centro Universitário Mario Pontes Jucá – UMJ vai promover, no dia 5 de novembro, às 19h às 22h, o seminário “A cidadania ativa como catalisadora das transformações sociais”, no canal UMJ, no YouTube. 

“Com a Pandemia, a abordagem prática da temática se torna ainda mais urgente para a recuperação do país. Por isso, é necessário incentivar o engajamento social e contribuir para a formação cidadã em Alagoas, especialmente a partir da intervenção dos futuros profissionais”, destaca Adilza Amaral, coordenadora do curso de Direito da UMJ.

O evento contará com a participação de profissionais de diferentes áreas de atuação, como Jéssica Antunes Figueiredo, Mestra em Direito Público; Marina Toledo, Assessora especial de Políticas Sociais da Secretaria Municipal de Governo – Município de Maceió; Irani Buarque, Diretor da OSC Lar de Amparo à Criança para Adoção (LACA); e Clara Serva, Mestranda em Direito Constitucional na PUC-SP. Durante o evento, gratuito, será disponibilizado QR Code para doações à Casa dos Amarelinhos, que atende crianças em jovens em situação de risco.
Confira a programação completa:

ABERTURA: O fortalecimento da cultura cidadã como o principal caminho para assegurar a concretização dos direitos sociais no Brasil.

Palestrante: Jéssica Antunes Figueiredo

TEMA 1: A importância da participação social para a formulação e implementação de políticas sociais pelo Poder Público: uma visão a partir da experiência do Município de Maceió.

Palestrante: Marina Toledo

TEMA 2: Práticas de responsabilidade socioambiental cotidianas, voluntariado e o papel da sociedade civil organizada na solução temporária de problemas sociais locais.

Palestrante: Irani Buarque G. de Aguiar

TEMA 3: A instituição de Programas Pro Bono como orientação estratégica em escritórios de advocacia.

Palestrante: Clara Serva


Ascom UMJ


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.