OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

12/08/2020 às 22:48

Alfredo Gaspar discute parceria com Sistema S para educação profissionalizante

O ex-procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar, se reuniu hoje pela manhã com representantes do Sistema S, na sede da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio). Durante o encontro, o presidente da entidade, José Gilton Lima; a diretora do Senac, Thelma Ribeiro e a diretora do Sesc, Maria Ivanilda da Silva discutiram com Gaspar e com o vereador Chico Filho, integrante da Frente Parlamentar do Comércio Municipal, uma possível parceria entre o sistema e o poder público com foco na educação profissionalizante, em Maceió. O superintendente administrativo da Fecomércio, Allan Souza, também participou da reunião. 

“O Sistema S promove com suas ações no âmbito da educação profissionalizante uma transformação social que pode ser amplificada numa convergência com o poder público. Com essa integração, além da universalização da alfabetização de adolescentes e jovens adultos, podemos propiciar uma nova profissão, ampliando suas chances no mercado de trabalho”, afirmou Alfredo Gaspar.

Quando procurador-geral de Justiça, ele teve uma experiência prática desse tipo de parceria. “Numa ação junto ao Senac, em Arapiraca, ofertamos cursos profissionalizantes para jovens em situação de vulnerabilidade e que também cumpriam medidas socioeducativas que, com capacitação profissional, tiveram a chance de ter suas realidades transformadas”, explicou. 

O presidente da Fecomércio, José Gilton, fez questão de contar um pouco de sua própria trajetória como empreendedor, que teve início na juventude a partir de um curso do Senai. “Comecei a entender muito cedo a importância do Sistema S, assim como as parcerias com os municípios, e posso garantir que estamos abertos para apoiar no desenvolvimento das cidades alagoanas, com capacitação técnica e profissionalizante”, garantiu. 

Para a diretora do Senac, Thelma Ribeiro, a parceria com a secretaria municipal de educação seria uma oportunidade de levar cursos profissionalizantes ao programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Transformar pela educação, através de uma prática mais humana, inovadora e possibilitar uma inserção no mercado de trabalho, seja através do empreendedorismo ou na capacitação profissional”, afirmou. Os alunos da primeira fase do EJA, de acordo com a diretora, poderiam ter uma formação mais voltada para o empreendedorismo e, numa segunda fase, capacitação profissional na própria escola, no contraturno. 

O vereador Chico Filho destacou que já existe um anseio da população pelos cursos profissionalizantes agregados ao processo de alfabetização. “Uma parceria com o Sistema S pode possibilitar novos horizontes e evitar a evasão escolar destes alunos, vale salientar que já existe uma participação da Fecomércio em várias discussões importantes no município”, destacou o vereador.

A diretora do Sesc, Maria Ivanilda da Silva, explicou que a entidade também oferece oportunidades nas áreas de saúde, lazer e cultura aos comerciários. “Para o segmento, temos serviços gratuitos ou a baixos custos e isso ajuda a desafogar o sistema público de saúde, a exemplo de exames como mamografia e citologia. Também temos o anseio de atender as comunidades carentes, o que poderia ser viabilizado numa futura parceria com o município”, assegurou.

Alfredo Gaspar finalizou a reunião agradecendo a oportunidade do diálogo com o setor que, segundo ele, tem uma importância fundamental no atual momento de crise. “Essa pandemia trouxe grandes desafios para todos nós, mas tenho certeza que o Sistema S está preparado para ajudar o poder público a superar esse momento difícil e contribuir na geração de emprego e renda, para dessa forma continuar transformando a vida das pessoas para melhor”, concluiu. 


Ascom Alfredo Gaspar


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.