OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 23 de abril de 2024

Notícias

12/08/2020 às 19:22

SEMDSH Penedo divulga canais para denunciar violência contra a mulher

A queda nos registros oficiais de violência contra a mulher, desde o início da pandemia do novo coronavírus, desperta suspeita sobre a subnotificação dos casos em Alagoas. Isoladas em sua moradia, as vítimas ficam à mercê do agressor, em sua maioria o companheiro covarde que tira proveito do isolamento social ao qual estamos todos submetidos. 

De acordo com o levantamento feito pela jornalista Regina Carvalho, publicado no portal Gazetaweb.com, “de 19 de março a 18 de junho deste ano, foram relatados às autoridades da Segurança Pública 306 casos de lesão corporal. No mesmo período, em 2019, ocorreram 432.”

São 126 registros a menos, número considerável para um dos piores dramas sociais do Brasil, o 5º país do mundo em feminicídio. Dados do Mapa da Violência mostram que metade das mulheres assassinadas no Brasil foram mortas por familiares, sendo que 33% dos autores eram parceiro ou ex-companheiro da vítima.

Violência Contra a Mulher em Penedo

Segundo dados da Polícia Civil de Alagoas, a Delegacia Regional de Penedo atende, em média, de 3 a 4 flagrantes de violência doméstica por semana. Outro dado importante é o registro de aproximadamente dez inquéritos por semana, o que resulta em cerca de 40 por mês. 

Ainda de acordo com os dados do distrito policial, a maioria dos inquéritos refere-se à situações de ameaça, injúria e lesão corporal.

Para alertar sobre a necessidade de acabar com esse tipo de violência, a Prefeitura de Penedo – por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação – SEMDSH, sob a organização do CREAS – divulga canais para que qualquer pessoa possa denunciar agressões físicas, morais, psicológicas e patrimoniais contra mulheres.

Além do 180, os telefones que podem salvar uma vida são os seguintes:

Polícia Militar (11º BPM) – 3551-4734

Delegacia de Penedo – 3551-2285

Ministério Público – 3551-3200

Defensoria Pública – 99836-5382

CREAS – 3551-5868

A divulgação é parte das ações institucionais relativas ao Agosto Lilás, quando ocorre a campanha nacional criada em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha, marco legal na defesa dos direitos da mulher submetida a qualquer tipo de violência. 

Todas as atividades serão realizadas de forma remota, em razão das medidas impostas ao combate à Covid-19.

A programação informada nas redes sociais da  SEMDSH Penedo será iniciada hoje, às 21 horas, com uma live que reúne o Secretário Vinícius Barbosa, Gilvania Fagundes (Diretora do CREAS Penedo) e a psicóloga Dianna Moura, especialista em Saúde Pública e da Família.


Secom Penedo


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.