OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

28/09/2020 às 23:22

CNM apoia iniciativa do Sebrae para promover desenvolvimento local

Por Amanda Martimon

Com o lançamento do Guia do Candidato Empreendedor, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) propõe políticas públicas aos candidatos nas próximas eleições com o intuito que eles ajudem a estimular o empreendedorismo e apoiem os Municípios para promoção do desenvolvimento local. Apoiadora da iniciativa, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou da solenidade, em formato virtual, na tarde desta segunda-feira, 28 de setembro.

Pontuando o cenário de crise acentuado pela pandemia da Covid-19, o presidente da CNM, Glademir Aroldi, ressaltou a importância de medidas que visem à retomada do crescimento no Brasil, gerando emprego e renda para os cidadãos. “Os pequenos negócios representam a força da economia do Brasil. São muito importante nesse momento, porque são responsáveis por boa parte da geração de emprego e renda”, afirmou.

guia do Sebrae reúne 10 dicas que somam 100 ações e pede adesão dos futuros vereadores e prefeitos, que serão eleitos neste ano. A ideia é que o conteúdo auxilie os candidatos a construírem planos de governo de desenvolvimento econômico para os Municípios. “O Sebrae quer estimular o debate do empreendedorismo, ajudar um candidato empreendedor, que pode ajudar [os empreendedores] no futuro”, explicou o presidente do Sebrae nacional, Carlos Melles.

28092020 carlos melles presidente do sebrae

As 10 dicas para os candidatos foram apresentadas na live de lançamento pelo diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick. São elas: priorize a geração de empregos (1); mobilize quem constrói o desenvolvimento (2); desburocratize e simplifique (3); apoie o empreendedor (4); priorize as compras locais (5); promova o empreendedorismo nas escolas (6); promova a qualificação de quem mais precisa (7); fortaleça o empreendedor desenvolvendo as vocações do Município (8); incentive a cooperação o crédito (9); e promova a inovação e a sustentabilidade (10).

O deputado federal Vinícius Farah (MDB-RJ) compartilhou, na ocasião, sua experiência com o guia. O parlamentar e ex-prefeito é vencedor de edições do prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae. “Para ter uma economia forte, você precisa ter um ambiente favorável. A história da minha cidade demonstra o tamanho dessa transformação.” Apoiado pelo guia, ele firmou o compromisso de tornar a cidade um exemplo de desburocratização. Entre as ações desenvolvidas estão a criação de uma secretaria de compras públicas para comprar do pequeno e fomentar a economia local e a formalização de empreendedores, além da geração de empregos. Para o presidente da Frente da Micro e Pequena Empresa no Congresso, senador Jorginho Mello (PL-SC), esse é um momento oportuno para orientar os candidatos. “Vamos precisar gerar emprego. Temos de melhorar o ambiente de negócio”, acrescentou.

Outras autoridades também participaram do lançamento do Guia do Candidato Empreendedor. O evento completo está disponível no canal do Youtube do Sebrae.


Da Agência CNM de Notícias

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.