OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

23/06/2020 às 20:14

Turismo do Saber entra no clima junino e apresenta a história do Forró alagoano

Live acontece no Instagram na próxima quinta-feira Live acontece no Instagram na próxima quinta-feira

Luiz Rios

Na próxima quinta-feira (25), o Projeto Turismo do Saber, realiza sua live semanal e traz como convidado o jornalista, pesquisador e produtor cultural José Lessa Gama, discutindo o tema A contribuição dos forrozeiros alagoanos na história do Forró. Coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), em parceria Secretaria Municipal de Educação (Semed), a live acontece às 16h, no Instagram (@semtel.maceio).

Com mediação da coordenadora geral do Turismo do Saber, Ana Cecília Corado, o encontro virtual entra no clima junino e apresenta um pouco mais da riqueza cultural do estilo musical, que é referência do Nordeste em todo o País. O convidado da vez é presidente da Associação dos Forrozeiros de Alagoas (Asforral) e também representante de Alagoas no Fórum Nacional do Forró de Raiz, entidade que luta pelo registro do Forró,como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. 

Criador e editor do site forroalagoano.com, que tem como objetivo resgatar a história e difundir a nova geração de artistas ligados ao segmento musical no estado, José Lessa é ainda responsável por diversas atividades culturais, como a realização do Fórum do Forró Alagoano e a curadoria das exposições O Rei dos 8 Baixos, que conta a trajetória e discografia do compositor, instrumentista e acordeonista Gerson Filho, e O Forró dos 200 Anos, como parte das comemorações dos 200 anos de Alagoas.

De acordo com Ana Cecília, o Turismo do Saber em sua versão digital tem buscado explorar temas que aproximem o maceioense ainda mais dos aspectos culturais e característica próprias da capital alagoana e, para isso,traz a cada semana um convidado de uma área ou segmento que se relaciona diretamente com a atividade turística local.

“Nosso objetivo é manter ativa essa rede de conhecimento que já era trabalhada pelo nosso projeto e agora pode alcançar mais pessoas pelo meio virtual. Foi essa a maneira que a Semtel, em parceria com a Semed, encontrou de manter esse contato direto com o público de uma forma geral”, afirmou Ana Cecília.

Além da Semed, o Turismo do Saber conta ainda com a parceria das Secretarias de Assistência Social (Semas) e de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). O projeto também tem o apoio do Sesc Alagoas, Senac Alagoas, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (Abih – AL), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Parque Shopping Maceió, Luck Receptivo, Sindicato dos Hotéis de Alagoas, Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), Museu Palácio Floriano Peixoto, Associação Comercial de Maceió, Teatro Deodoro, Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, Faculdade Estácio, Iloa Resorts e Pizzaria Stella. 


Ascom Semtel



Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.