OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

04/08/2020 às 20:06

Destino Maceió é destaque em site de Turismo virtual criado por guias brasileiros

Orla de Maceió é um dos roteiros de passeio virtual no site. Foto: Wesley Menegari Orla de Maceió é um dos roteiros de passeio virtual no site. Foto: Wesley Menegari

Luiz Rios

A capital alagoana é um dos destaques do site Turismo Virtual no Brasil. A iniciativa que contempla a cidade de Maceió vem sendo alavancada por um grupo de guias de Turismo de várias partes do País e surgiu como uma forma de interação entre estes profissionais e viajantes que têm interesse em conhecer destinos turísticos brasileiros por meio de passeios virtuais. Um deles é pela orla da cidade, incluída na descrição como a Orla Mais Bonita do Brasil.

O projeto, que ganhou destaque nacional no portal de Notícias O Globo e pode ser acessado no endereço turismovirtualnobrasil.com.br, conta com a participação de guias locais, como o presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), Henrique Dantas, e contempla ainda outros destinos alagoanos, como a Praia do Francês e a cidade histórica de Marechal Deodoro.

Segundo Dantas, primeiro guia de Maceió a aderir ao Projeto, a plataforma é um meio de apresentar o destino virtualmente, tirar dúvidas dos clientes e levar uma perspectiva da cidade para o turista que pretende visitar a capital alagoana.

“O Projeto surgiu em um momento em que as possibilidades de trabalho para os guias de turismo ficaram limitadas. Com a criação do site, o guia passou a ter a oportunidade de reunir todo o seu conhecimento e montar um material virtual no intuito de guiar passeios de maneira remota e atraindo a atenção de quem está em casa durante o isolamento social e pode ter a oportunidade de conhecer novos destinos. Independente do fim do período de isolamento, nós acreditamos que essa será uma nova modalidade de trabalho para os guias e uma forma de atrair ainda mais turistas para Maceió”, explicou o guia.

O grande diferencial da plataforma são os passeios virtuais acompanhados por um guia ao vivo, ao contrário dos tours virtuais, mais comuns, onde o próprio usuário é quem comanda a navegação. Desse modo, a proposta é que o profissional possa fornecer explicações em tempo real sobre o que os visitantes estão vendo a partir do conteúdo mostrado na tela, por meio de vídeos, fotos ou até de mapas digitai, buscando uma proximidade com um passeio convencional.

Página inicial da plataforma Turismo Virtual no Brasil. Foto: reprodução

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão, a iniciativa aproxima os viajantes do Destino Maceió e fomenta o interesse do turista em conhecer presencialmente os grandes atrativos da capital alagoana.

“O Turismo vem buscando adotar novas tecnologias que fortaleçam a interação entre profissionais do segmento e os viajantes e as plataformas virtuais têm alcançado protagonismo como uma alternativa neste momento. A Prefeitura de Maceió tem adotado essa tendência por meio de iniciativas como a plataforma Maceió Até Você e o Circuito Virtual de Arte Urbana do bairro de Jaraguá. Esse novo canal disponibilizado pelos guias de todo o Brasil complementa essas ações, oferece uma forma diferenciada de conhecer a orla da nossa cidade e estimula uma visita futura desses viajantes em potencial”, comentou o secretário.

Para participar, as pessoas interessadas devem se inscrever pela plataforma de ingressos online Sympla e escolher o passeio descrito no site, que está indicado com data e horário. O passeio pode ser gratuito, colaborativo ou pago, variando entre R$ 10 e R$ 20. O guia de Turismo entrará em contato e indicará qual ferramenta de videoconferência usará. A definição da quantidade de participantes por passeio é organizada pelo guia responsável pelo roteiro, assim como o acesso ao link da conferência.

Segundo a descrição do site, o Projeto reúne os melhores guias do Brasil com o objetivo de proporcionar uma experiência virtual em tempos de isolamento social e oferecer uma alternativa aos encontros presenciais que vem sendo realizados de maneira reduzida – uma iniciativa que utiliza uma forma inovadora de Turismo ligada às tendências do mercado atual e possibilita a interação online de pessoas de todo o País.

Além disso, a plataforma também contribui com a geração de renda desses profissionais fundamentais na cadeia produtiva do Turismo e conhecedores dos grandes atrativos das cidades onde costumam atuar. A plataforma ainda oferece a opção de cadastro para novos guias que queiram integrar o projeto e oferecer passeios.

Guias e transportadoras turísticos

Protocolo Experimente Maceió traz medidas específicas para o segmento.

O Protocolo Experimente Maceió, documento lançado pela Semtel com recomendações e determinações de segurança sanitária direcionadas à atividade turística, contempla, entre outros segmentos, os serviços realizados por guias e transportadoras turísticos.

Entre as medidas e procedimentos a serem seguidos pela categoria estão redução na ocupação dos veículos com assentos intercalados e disponibilização de álcool 70% aos clientes e funcionários, além da limpeza constante de áreas de contato coletivo frequente, como corrimões e maçanetas.

Os guias de turismo exercem um papel fundamental na aplicação de medidas de segurança sanitária, boas práticas e orientação aos visitantes, tendo em visto que esses profissionais mantém um contato direto com os turistas durante os passeios e podem orientá-los de uma forma mais específica.

Na lista de cuidados estão incluídos ainda a utilização obrigatória de máscaras e luvas por parte dos funcionários das empresas, a prática do distanciamento na realização dos passeios e um limite máximo de pessoas por passeio.


Ascom Semtel


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.