OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

28/09/2020 às 12:03

CNM destaca ações para a recuperação do setor turístico por municípios

No domingo, 27 de setembro, é celebrado o Dia Mundial do Turismo. Neste ano, a lembrança da data remete a uma realidade completamente atípica. Considerada uma importante atividade para o desenvolvimento econômico, o Turismo foi o primeiro setor afetado pela pandemia do novo coronavírus e procura reverter essa situação com muita criatividade. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância desse setor como fonte de receita para as administrações municipais e ressalta ações recentes que possam impulsionar a sua retomada.

Para se ter uma noção da representatividade do Turismo antes da pandemia e levando em consideração o fluxo de turistas no país antes, o número de desembarques nacionais nos aeroportos cresceu 1,8% em 2019 quando comparado ao ano anterior. Nesse período, foram 97,1 milhões de passageiros, o que representa quase 2 milhões a mais do que foi registrado em 2018 (95,5 milhões). O mês de dezembro, período de férias e de celebrações de final de ano, também registrou alta de 3,2% em relação ao mesmo período de 2018, ou seja, 9 milhões a mais de passageiros.

Se for analisado somente o ano de 2019, nove dos 12 meses registraram crescimento no número de turistas em viagem pelo Brasil. O destaque vai para o mês de fevereiro, que apresentou aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2018. Logo em seguida estão os meses de outubro (4,8%), março (3,7%), novembro (2,9%) e setembro (2,4%).

A geração de emprego no setor turístico no ano passado também foi notável. Dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a partir da análise do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apontam que o número de empregos formais criados pelo setor aumentou 329,9% na comparação com o mesmo período de 2018.

Em 2019 foram abertas 24.902 vagas de trabalho, especialmente no segmento de hospedagem e alimentação (crescimento de 163,1%). Os números também revelam avanço de 271,5% no nível de empregabilidade do turismo de janeiro a outubro de 2019. Foi registrada a oferta de 15.563 postos, ante os 4.189 gerados nos mesmos 10 meses de 2018. O saldo também se mostra positivo em relação a setembro deste ano, com a criação de 1.630 empregos (aumento de 0,06%).

Dificuldades e retomada

Certamente, o turismo enquanto atividade econômica é impactante e gerador de riquezas. Entretanto, com a pandemia tudo mudou e o setor só se desenvolve com parcerias. As atividades turísticas dependem de investimentos municipais, estaduais e federais, em especial em infraestrutura, acessos e segurança, que não são possíveis no momento. Ainda necessitam da iniciativa privada que compõe a cadeia produtiva do Turismo e estão em pior situação nesse momento e do turista, ator principal da cadeia produtiva. Sem ele o Turismo não existe enquanto atividade econômica. Confiante da retomada do Turismo nos Municípios, quando for possível a retomada de forma segura, a CNM considera que o Turismo será a força motriz para a retomada do desenvolvimento das localidades.

A entidade entende que o Turismo move a economia de cidades, Estados e países, gera empregos e infraestrutura, valoriza regiões e possibilita a melhora de vida para os habitantes locais. Viajar é conhecer novas culturas e lugares. Quando se opta por um destino turístico, também existe abertura para conhecer a cultura e os costumes locais. No Brasil não faltam destinos para conhecer e muito menos motivos para viajar. 

Confira algumas razões:

2694 Municípios Turísticos;

333 Regiões Turísticas;

22 sítios do Patrimônio Mundial cultural e natural reconhecidos pela Unesco;

301 Cidades Históricas;

2ª posição no ranking global quando se fala em recursos naturais;

9ª posição no ranking global quando se fala em recursos culturais;

Uma das gastronomias mais interessantes do mundo;

Milhares de atrativos, pontos turísticos e muita história para contar.

Agência CNM de Notícias


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.