OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

10/12/2017 às 11:06

Alagoas sedia primeiro curso geracional de agricultores

Evento promoveu encontro de gerações de agricultores Evento promoveu encontro de gerações de agricultores

Helciane Angélica

O Estado de Alagoas foi o pioneiro na execução do Curso de Formação Sindical Geracional para idosos e jovens agricultores, e por ser um diferencial no Brasil, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) tem interesse de reproduzi-lo em vários estados. A iniciativa é da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag) e contou com a participação do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral).

No período de 5 a 7 de dezembro, cerca de 60 agricultores representando sindicatos rurais de todas as regiões, discutiram a conjuntura sociocultural e política do País, os impactos das reformas trabalhista e da previdência, promoveram a reflexão sobre o papel dos agricultores na sociedade; além de estimular a troca de experiências entre gerações.

Na ocasião, a socióloga Leone Silva, que atualmente encontra-se na Assessoria Técnica dos Núcleos Quilombolas e Indígenas do Iteral, ministrou dinâmicas de entrosamento e a palestra sobre Relacionamento Interpessoal, desenvolvendo vários itens: o que é?, tipos de relação (interpessoal e intrapessoal), a importância do pertencimento, o respeito às diferenças, pontos prejudiciais e positivos nas relações.

“Nós agradecemos à Fetag pelo convite e só temos que parabenizar pela realização do curso, porque quem investe no trabalhador e trabalhadora promove a cidadania. Com a palestra, tentamos contribuir no repasse de informações sobre a prática das relações humanas nos mais diversos ambientes da sociedade, destacando a conexão feita pelas pessoas, sobre a maneira de como tratamos e nos relacionamos com os outros e a qualidade dessas relações” destacou Leone.

Para o agricultor e técnico agrícola, Whelder da Silva, do município de Canapi, o curso foi essencial para ampliar os conhecimentos e obter uma postura diferenciada sobre a visão de mundo. Após uma dinâmica, destacou: “Às vezes, a gente quer defender só as nossas ideias e bandeiras de luta, mas, as pessoas esquecem que o mais importante é a coletividade para conseguir algum tipo de mudança social”.

Integração

De acordo com o Secretário de Formação Sindical e Organização da Fetag, Givaldo Teles, o tema central do evento foi “De geração a geração”, e foi um grande desafio construir um curso envolvendo pessoas da terceira idade, juventude rural, técnicos e lideranças sindicais, tendo em vista que a formação sindical no Brasil ainda não tinha perpassado por esse momento.

“As pessoas da terceira idade tem transmitido a sua trajetória de vida aos mais jovens. Pessoas que vivenciaram momentos difíceis de derramamento de sangue, de tombamento na luta pela terra e pela luta dos direitos da classe trabalhadora, além de terem passaram pela ditadura militar, entre outros. E essa juventude não viu nada disso, entrou no mundo da tecnologia e é totalmente diferente. Então, esse é um momento único no movimento sindical rural em Alagoas”, afirmou o diretor da Fetag.

Ao todo são três etapas, cada uma com três dias de duração; o primeiro foi realizado há dois meses; e no terceiro e último módulo, o conteúdo será direcionado aos assalariados rurais.

Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.