OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

19/12/2017 às 09:29

Estado distribui 2,6 milhões de alevinos a pequenos produtores em 2017

Centro de piscicultura onde os alevinos são reproduzidos; com a ação, a Seagri contempla 6.703 famílias - Ronaldo Lima Centro de piscicultura onde os alevinos são reproduzidos; com a ação, a Seagri contempla 6.703 famílias - Ronaldo Lima

Ronaldo Lima

Dados da Superintendência de Aquicultura da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri) revelam que, durante o ano de 2017, o Governo de Alagoas fez a distribuição de 2,6 milhões de alevinos aos pequenos produtores rurais em 67 municípios de diversas regiões do Estado.

Com a ação, a Seagri contempla 6.703 famílias atendendo às associações de produtores rurais, secretarias municipais de agricultura, módulos de piscicultura, produtores rurais e agricultores familiares, com povoamento em tanques escavados particulares e comunitários e módulos de piscicultura intensiva em tanques-rede.

Como explica o secretário de Estado da Agricultura, Antônio Santiago, o propósito do Governo de Alagoas visa incentivar e fomentar a produção de pescado no Estado, além de promover a produtividade em espaços hídricos subutilizados apenas para o armazenamento de água.

“Com a doação de alevinos, o Governo de Alagoas proporciona a geração de renda para as famílias, incentivando a produção e a comercialização dos pescados”, ressalta Santiago.

Para o presidente da Cooperativa dos Produtores do Canal do Sertão Alagoano (Coopcal), Cosme Guedes, que representa 200 famílias em São José da Tapera e outros municípios da região, a doação de alevinos este ano foi muito importante porque barragens e açudes estavam cheios em razão das chuvas caídas na região.

“Além de ocupar os pequenos produtores rurais com mais uma atividade, os alevinos doados pelo governo também gera uma renda a mais às famílias sertanejas”, explica Cosme.

Outro produtor entusiasmado é Marcelo Venâncio, presidente da Associação Comunitária de Agricultores Familiares do povoado Vila Nova, do município de Olivença. Ele reconhece que a doação de alevino feita pela Seagri trouxe benefícios para cerca de 220 famílias das comunidades, porque agrega valor à atividade do homem do campo.

“Os 30 mil alevinos entregues ao povoado este ano pelo governo vão assegurar uma renda extra para as famílias e ainda garantir pescado para o consumo e para a comercialização em feiras livres”, comemora Venâncio.

Anadia, Arapiraca, Atalaia, Boca da Mata, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Campo Alegre, Capela, Carneiros, Chã Preta, Colônia Leopoldina, Coruripe, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Flexeiras, Ibateguara, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens e Jaramataia estão entre os municípios que foram contemplados com a doação de alevinos.

Tatiane Vilela, técnica da superintendência de Aquicultura da Seagri, informa que a doação de alevinos atende pequenos produtores, povoando tanques escavados particulares e comunitários, além de módulos de piscicultura intensiva e em tanques redes.

Segundo ela, os alevinos foram produzidos nas estações de piscicultura de Rio Largo e Piranhas e oriundos da parceria com o Centro de Referência de Aquicultura do Baixo São Francisco (Ceraqua) da Codevasf.

Também foram beneficiados com alevinos, os municípios de Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Limoeiro de Anadia, Maceió, Major Izidoro, Mar Vermelho, Maravilha, Marechal Deodoro, Maribondo, Matriz de Camaragibe, Messias, Minador do Negrão, Murici, Novo Lino, Olho D'Água das Flores, Olho D'Água do Casado, Olivença, Ouro Branco e Palmeira dos Índios.


E ainda Pariconha, Paulo Jacinto, Penedo, Pindoba, Piranhas, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São Jose da Laje, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, Satuba, Senador Rui Palmeira, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.





Fonte: Ascom Seagri

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.