OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

19/03/2018 às 19:25

Senador Renan recebe líderes da agricultura familiar em Alagoas

Renan recebeu pleitos dos líderes da agricultura familiar em Alagoas em reunião nesta segunda Renan recebeu pleitos dos líderes da agricultura familiar em Alagoas em reunião nesta segunda

AL1

O senador Renan Calheiros recebeu nesta segunda-feira (19), na sede do MDB em Maceió, representantes dos agricultores familiares que lhe foram pedir apoio para a adoção de políticas públicas reivindicadas pelo setor.

A reunião contou com a presença da deputada estadual Jó Pereira (MDB), do presidente da AMA e prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley, do presidente da Emater, Elizeu Rêgo, e do O presidente da Capial, Francisco de Souza Irmão.

A lista de políticas públicas apresentada pelos agricultores ao senador Renan tem cinco pontos principais:

– Lançamento do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) Estadual;

– Tratores, para que os agricultores possam trabalhar a terra para o plantio das sementes que serão distribuídas pelo governo do Estado;

– Lançamento do PNAE (merenda escolar) em parceria com a Emater, dentro da política de adquirir alimentos produzidos pela agricultura familiar alagoana para se incorporarem ao cardápio das escolas estaduais;

– Entrega de títulos da terra por parte do Iteral aos agricultores da região de Arapiraca; e

– Gestões junto à agência Desenvolve, do governo do Estado, para aporte de mais recursos às cooperativas de crédito que fomentam a agricultura familiar em Alagoas.

Segundo a presidente da Cooperativa de Crédito Rural de Alagoas (Coopcral), Michele Santos, são mais de cinco mil associados nas três cooperativas de crédito que atuam nas regiões do Agreste e do Sertão de Alagoas. Além da Coopcral, que tem sede em Arapiraca, fazem parte a Coocreal, em Pão de Açúcar e a Coopeagri, no município de Igaci. Ela defendeu um maior aporte de crédito por parte da Desenvolve para as cooperativas.

Já a presidente da Unicafes, Maria José, pediu apoio ao senador Renan para viabilizar ações que considera importantes para os agricultores familiares junto ao governo do Estado. Ela citou a doação de equipamentos como tratores, caminhões-baú com refrigeração, a compra de produtos da agricultura familiar através do PAA e do PNAE estaduais, entre outros. “O agricultor familiar é quem está sustentando os municípios”, disse Maria José.

O senador Renan se comprometeu a continuar apoiando, junto aos governos estadual e federal, os pleitos da agricultura familiar em Alagoas. Nos próximos dias, novas reuniões deverão ser agendadas com o governo do Estado para definir uma pauta positiva para o setor e o atendimento dos pleitos apresentados. 

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.