OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

12/04/2018 às 13:39

Seagri beneficia assentamentos com entrega de 20 mil alevinos em Jacuípe

Alevinos entregues pelo Governo de Alagoas têm garantido uma renda extra aos agricultores Alevinos entregues pelo Governo de Alagoas têm garantido uma renda extra aos agricultores

 Ronaldo Lima

Famílias de pequenos agricultores dos assentamentos Boa Vista e Canafístula, em Jacuípe, foram beneficiadas com a entrega de 20 mil alevinos, da espécie tilápia. A entrega foi promovida pela equipe técnica da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

José Cláudio Soares, secretário municipal da agricultura de Jacuípe, explica que a entrega de alevinos por parte da Secretaria da Agricultura do Governo de Alagoas contribui diretamente com as atividades nas comunidades e gera rendimentos a mais para os agricultores.

“A satisfação de quem recebe os alevinos é muito grande, e isso é gratificante”, reconhece José Cláudio. Segundo ele, com o período chuvoso, barragens e açudes estão cheios, o que favorece ainda mais para a atividade da pesca.

As duzentas e cinquenta famílias dos dois assentamentos atualmente vivem exclusivamente da produção dos cultivos do feijão, milho, banana, limão, laranja, pimenta, macaxeira, inhame, batata doce, hortaliças, entre outros, e também passam ser beneficiadas com a atividade de pesca, na produção de tilápias.


No ato da entrega dos alevinos, os agricultores familiares recebem orientação técnica sobre o manejo

Como informa Luciano Barros, superintendente de Aquicultura da Seagri, cada comunidade recebe orientação técnica sobre o manejo e a alimentação e, ainda, leva a cota que cada família recebeu para cultivar.

“O programa de distribuição de alevinos do Governo de Alagoas, e executado pela Seagri, tem garantido aos pequenos agricultores um alimento de grande teor nutricional, e o excedente tem sido comercializado em feiras livres e nas próprias comunidades onde estão sendo produzidos”, constata Luciano.

Dona Quitéria Silva, do assentamento Canafístula, afirma que além de produzir macaxeira, limão, banana, laranja e hortaliças, vai se dedicar também na criação dos alevinos. “Com mais essa atividade, pretendo ganhar uma renda extra e também aproveitar um alimento saudável”.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.