OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

20/05/2018 às 14:00

Arapiraca inicia programação da Semana de Doação de Leite Humano nesta segunda

Campanha terá início oficialmente na segunda-feira, dia 21 Campanha terá início oficialmente na segunda-feira, dia 21

Neste sábado (19), Dia Mundial de Doação de Leite Humano, o Ministério da Saúde lançou a campanha com o slogan “Doe Leite Materno. Ajude quem espera por amor”. E a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulga a programação para a o período de 21 a 25 de maio. A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância da doação do alimento e, também, promover os serviços do Banco de Leite Humano (BLH) de Arapiraca.

Na programação, ações no centro da cidade, em maternidades, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Espaço Nascer. Com  rodas de conversa para mães e gestantes; visita técnica a salas de ordenha; entrega de recipientes de vidro para armazenamento de leite humano; e Chá da tarde com doadoras ativas de Leite Humano.

“Estimular a doação de leite materno e também dos recipientes de vidro utilizados para o seu armazenamento, além de promover debates sobre a importância do aleitamento, que garante o crescimento, desenvolvimento e sobrevivência de recém-nascidos e crianças, é a proposta da Semana de Doação de Leite Humano”, ressaltou Aurélia Fernandes, secretária Municipal de Saúde.

IMG_0011

Banco de Leite Humano

Atualmente, o Banco de Leite conta com 26 doadoras ativas cadastradas. O órgão registrou, até o mês de  abril, doação de  85.010 ml de leite humano; que atendeu a 109 recém-nascidos prematuros, internados na UTI NEO do Hospital regional de Arapiraca, beneficiados com 88.405 ml de Leite Humano Ordenhado Pasteurizados.

Patrícia Rolim, enfermeira do BLH, explica que entre as ações do BLH, também foram realizadas 458 Consultas,  563 Palestras e 259 Atendimentos Domiciliares. “Apesar da importante participação das mães, o número de doações ainda é considerado baixo, em relação à demanda do município. Por isso a importância de sensibilizar a sociedade para um ato simples, de amor e que representa vida”, destacou.

O Banco de Leite Humano (BLH) Ivete França Lima é um órgão municipal, responsável por abastecer as maternidades da cidade com o alimento coletado nos hospitais, na própria sede do órgão ou em atendimentos domiciliares.

Patrícia Rolim ressalta que toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. E que a doação pode ser realizada de três maneiras: no próprio Banco de Leite Humano, que fica localizado na rua Padre Cícero, ao lado do 5º Centro de Saúde, nas maternidades dos hospitais, ou solicitando o atendimento domiciliar.

Programação Semana de Doação de Leite Humano

DataProgramação
21/05
  • 8h – Ação de incentivo a doação de Leite Humano, na Praça Marques da Silva.
22/05
  • 8h- Roda de discussão com grupo de mães e gestantes, na UBS da Vila Fernandes
  • 14- Visita técnica à Sala de  Ordenha da Maternidade Nossa Senhora de Fátima
23/05
  • 8h- Roda de discussão com grupo de mães e gestantes, no Espaço Nascer
24/05
  • 8h- Entrega de recipientes de vidro para armazenamento de Leite Humano, na UBS da Canafístula
  • Chá da tarde com doadoras ativas de Leite Humano, no BLH
25/05
  • 14- Visita técnica à Sala de  Ordenha do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho

fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.