OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

02/06/2018 às 17:28

Importância de consumir produtos sem agrotóxicos é discutida na Semana do Alimento Orgânico

Programação do evento terá palestras, oficinas e minicursos sobre benefícios da produção orgânica Programação do evento terá palestras, oficinas e minicursos sobre benefícios da produção orgânica

om o objetivo de disseminar a importância da produção agroecológica e de as pessoas se alimentarem com produtos saudáveis e isentos de agrotóxicos, entre os dias 12 e 16 de junho, será realizada a edição 2018 da Semana do Alimento Orgânico, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Murici, para produtores rurais, estudantes e interessados na temática da alimentação e da produção orgânica.

O evento é gratuito e terá uma programação composta por palestras, oficinas, minicursos e momentos culturais para destacar os benefícios da adoção de práticas da agroecologia para o meio ambiente e que resultam na proteção dos solos, rios, lagoas e do ar que respiramos.

Manoel Ramalho, analista da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas, lembrou que os benefícios gerados pelos alimentos orgânicos, tema central do evento, não se limitam somente aos consumidores de produtos orgânicos, mas se estendem para as áreas de cultivo, com o plantio ecologicamente correto, e até para a economia.

“É importante ressaltar, portanto, que as técnicas de produção orgânica incentivam a conservação do solo, a preservação da água e a redução de poluentes. A maior parte da safra de alimentos orgânicos produzida no Brasil tem seu destino na exportação. É verdade que esses alimentos possuem um preço mais elevado se comparados aos outros. Mas, se existir uma conscientização por parte dos consumidores, e estes passarem a comprar mais, automaticamente, vai haver uma redução do preço final do produto”, pontuou Manoel.

O analista da UAGRO também enfatizou que a Semana do Alimento Orgânico servirá para despertar a consciência das pessoas para a importância de desenvolver atitudes em benefício da própria saúde e do planeta. Manoel ainda destacou que o uso excessivo de substâncias químicas na agricultura causa danos à saúde de quem consome e de quem trabalha com esses produtos.

“Os problemas relacionados ao consumo desses alimentos são dos mais simples, como náuseas, dores de cabeça e tonturas, até os mais complexos, como alterações nos sistemas respiratório, cardiovascular, pulmonar e neurológico, além de problemas como Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson e até mesmo o câncer. Lembrando que os riscos à saúde relacionados aos agrotóxicos não são apenas em relação a quem consome os alimentos cultivados, mas também a quem os aplica sem o devido cuidado nas lavouras, sem esquecer dos danos ambientais pelo uso indiscriminado dos agrotóxicos. A situação é muito mais grave do que imaginamos”, concluiu Manoel.

As inscrições podem ser feitas no próprio IFAL – Campus Murici. A Semana do Alimento Orgânico de 2018 é promovida pelo Sebrae em Alagoas, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), IFAL, Comissão de Produção Orgânica de Alagoas (CPOrg), Núcleo de Estudos Agroecológicos – Zumbi dos Palmares (NEA-ZP), com o apoio do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Instituto Terra Viva e da Rede Alagoana de Agroecologia.

fonte: Agência Sebrae Alagoas


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.