OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 12 de dezembro de 2018

Agronegócios

13/06/2018 às 17:25

Projeto da Seagri contempla 700 famílias no município do Pilar

Programa visa gerar emprego e renda para os agricultores familiares Programa visa gerar emprego e renda para os agricultores familiares

Ronaldo Lima

A rotina de dona Lourdes da Silva, 58 anos, começa às 05 da matina, quer chova ou faça sol, no seu pedaço de terra onde há seis meses cultiva feijão, milho, alface, coentro e cebolinha. Ela faz parte do programa “Plantando o Futuro”, iniciativa da prefeitura do Pilar, que foi contemplado com um trator e grade aradora pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

O programa “Plantando o Futuro” vem atendendo a 700 famílias de pequenos produtores rurais do Pilar, e visa gerar emprego e renda para os agricultores familiares, cadastrados pela Secretaria municipal de Serviço Social. Como explica o secretário municipal da agricultura do Pilar, Marçal Fortes, as famílias foram contempladas com lotes de dois mil metros quadrados, onde estão tendo a oportunidade de plantar hortaliças e legumes, em geral para sua subsistência, vendendo a maior parte para o município que dando suporte ao programa “Prato Cheio” e ainda para a merenda escolar.

“A doação do trator feita pelo Governo de Alagoas tem colaborado e muito com o preparo do solo e a produtividade dos agricultores”, reconhece Fortes. Dona Lourdes da Silva afirma que tem se dedicado todos os dias para que sua produção aumente cada vez mais, para levar alimento à mesa da família e vender para a merenda escolar. “Só tenho a agradecer pela terra que trabalho e vou continuar produzindo para ter uma renda extra”.

Os equipamentos, o trator e a grade aradora, que auxiliam no programa do município do Pilar, fazem parte do Programa de Mecanização Agrícola do Governo do Estado. Em 2018, serão fornecidos 148 tratores e grades aradoras, num investimento total de R$ 14,6 milhões, recursos do Fundo de Erradicação e Combate à Pobreza (Fecoep). Em três anos e cinco meses, o Governo do Estado já fez a entrega de 223 tratores destinados à agricultura familiar em Alagoas.

Manoel Henrique, secretário executivo da Seagri, destaca que a distribuição de tratores tem grande significado para os pequenos produtores rurais, uma vez que agiliza o preparo do solo e facilita a produtividade. “Trata-se de mais uma ferramenta que visa o fortalecimento da agricultura familiar em Alagoas”. José Pereira, que também foi contemplado com um lote de terra, afirma que estava desempregado há um ano e o cultivo de feijão, macaxeira, alface, tomate e amendoim tem ajudado na sua renda há seis meses. “O programa tem me ajudado e também muitas famílias do município”.

Shirley Souza Santos, uma das técnicas que dão orientações aos pequenos agricultores no programa, informa que o município tem prestado todo apoio e incentivo a cada família, visando melhorar a produtividade. “O objetivo também é implantar estufas para que os agricultores façam suas próprias mudas, canteiros de compostagem para produzirem seus próprios adubos e minhocários”, explica Shirley. Além do trator, o programa “Plantando o Futuro” dispõe ainda de dois poços artesianos e tanques de alvenaria para o abastecimento  de água e a condução da lavoura.

O programa ainda disponibilizou as primeiras sementes de coentro e cenoura, mudas de alface, beterraba, quiabo, couve manteiga, tomate, pimentão, pimenta de cheiro, cebolinha, adubos como o MB4 e algumas ferramentas para todos cadastrados.

Ascom Seagri

Comentários

Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2018 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.