OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

21/06/2018 às 13:01

Feira Agroecológica estimula comércio de orgânicos

Maceioense está dando prioridade ao consumo de produtos orgânicos. Foto: Tatiane Gomes/ Ascom Semtabes Maceioense está dando prioridade ao consumo de produtos orgânicos. Foto: Tatiane Gomes/ Ascom Semtabes

Tatiane Gomes (estagiária)

Direto da roça para a mesa dos consumidores. Essa é a trajetória dos produtos orgânicos comercializados todas as sextas-feiras, a partir das 6h, na Feira Agroecológica do Mercado do Jaraguá. No local, são encontrados frutas, legumes, verduras e diversos produtos cultivados sem o uso de agrotóxicos.

A proposta é levar mais qualidade de vida para os maceioenses por meio da alimentação saudável. As bancas ficam repletas de produtos da agricultura familiar como cenoura, repolho, agrião, alface, rúcula, espinafre, coentro, pepino, alho poró, banana e laranja, produzidos em  Maceió, Arapiraca, Santana do Mundaú e Pilar.

Nadja Celestino frequenta há quatro anos a Feira Agroecológica. Para ela, investir na saúde é essencial. “Posso faltar em qualquer lugar, mas aqui é prioridade. Eu acredito muito no trabalho do pessoal. Não troco, de jeito nenhum, essa feira. Eu não fui criada na terra, não sabia que a cenoura era tão bonita assim. Quando cheguei aqui, vi como é lindo esse produto. A gente sente a diferença no cheiro e no gosto”, afirmou.

A produtora rural Sebastiana Leandro, conhecida como Bastinha, cultiva em Arapiraca e traz tudo para vender em Maceió. Direto do produtor para as mãos do consumidor. “Estou aqui há 15 anos. Comecei por incentivo de outros agricultores de orgânico. Vimos que tinha resultado produzir sem usar produtos químicos. Aqui nós provamos que a produção dá certo e não agride a saúde das pessoas”, disse.

A maceioense Nadja Celestino frequenta a feira há quatro anos (FOTO: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)

A maceioense Nadja Celestino frequenta a feira há quatro anos. Foto: Tatiane Gomes/ Ascom Semtabes

Todas as sextas-feiras, a dona Neusa Santana, de 84 anos, sai da Pajuçara e vai até o Jaraguá para buscar suas mercadorias. Ela já deixa agendado com Bastinha a lista de legumes e verduras e vai logo cedo comprar. “Aqui tem produtos sem agrotóxicos e com mais qualidade. Está tudo aprovado. Até a galinha de capoeira vem direto da roça”, afirma dona Neusa.

“A vantagem de agendar é poder garantir que seus produtos vão estar aqui. Nós produzimos o ano todo, mas vende rápido demais. Agendando eles têm até às 11h para buscar. Trazemos 200 maços de cenoura e 300 pés de alface, mas quando dá 10h tudo já acabou ”, explicou a produtora rural.

A paulista Aparecida Andrade Campos está visitando Maceió. Assim que chegou na capital foi pesquisar locais onde vendiam produtos orgânicos e virou consumidora da Feira Agroecológica. “Vim uma semana e já voltei. Fico aqui até 10 de julho. Até lá vou continuar vindo aproveitar. Hoje eu estou levando jaca e brêdo, que vou comer pela primeira vez”, ressaltou a turista.

Feira funciona das 6h às 11h no mercado do Jaraguá (FOTO: Tatiane Gomes/Ascom Semtabes)

Feira funciona das 6h às 11h no mercado do Jaraguá. Foto: Tatiane Gomes/ Ascom Semtabes

A Feira Agroecológica ocorre todas as sextas-feiras, das 6h às 11h, ao lado do mercado público do Jaraguá, em uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e o Sebrae Alagoas.

Ascom Semtabes

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.