OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

28/07/2018 às 13:30

Secretário de Arapiraca conhece trabalho de cooperativa de crédito durante missão técnica em MG

Durante esta semana o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Michael Chinelato, participou, em Minas Gerais, ao lado de outros secretários de Alagoas, da missão técnica para o desenvolvimento sustentável realizada pelo Sebrae. A agenda aconteceu nas cidades de Capitólio e São Roque de Minas.

De acordo com o secretário, São Roque era uma cidade de cinco mil habitantes que estava vendo grande parte da população ir em busca de emprego, estudo e oportunidade de negócio em outros locais, mas a partir do nascimento da cooperativa de crédito SICOOB Saromcredi essa história mudou.

“A cooperativa entendeu que os conceitos de educação financeira, empreendedora e cooperativista precisavam ser aplicados”, explicou Michael. “É o cooperativismo de crédito como agente de desenvolvimento local, empoderando a população e fazendo o dinheiro circular na própria cidade”, ressaltou o secretário.

A cooperativa ainda está envolvida em programas sociais – como o de qualificação do queijo canastra, por décadas foi rotulado como produto ilegal – e tem uma escola própria, com alto nível de pontuação do MEC, para os cooperados.

WhatsApp Image 2018-07-24 at 18.56.24

Através da Associação dos Produtores de Queijo da Região da Canastra (Aprocan), os secretários visitaram três propriedades de pequenos produtores que estavam falidos por conta da não inovação do produto. “Eles se uniram, criaram a associação e além de melhorar a qualidade do produto, criaram a rota do queijo em Minas Gerais, que está fazendo grande sucesso”, informou Michael.

Com a parceria entre SICOOB Saromcredi, Sebrae e a Aprocan, o queijo canastra ganhou marca própria, selo de indicação geográfica e procedência, além de ter seu modo de produção reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Um dos associados, o proprietário da fazenda Capim Canastra, conquistou em 2015 o segundo lugar em um dos principais concursos de queijos do mundo, realizado na França: Mondial du Fromage de Tours. “O produto foi o primeiro brasileiro a conquistar medalha no torneio”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Arapiraca, Michael Chinelato.

WhatsApp Image 2018-07-24 at 18.56.00

Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.