OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

08/08/2018 às 20:48

Sebrae promove Festival Gastronômico da Agricultura Familiar em Poço das Trincheiras

Festival contará com a apresentação da culinária local e palestra sobre beneficiamento da palma Festival contará com a apresentação da culinária local e palestra sobre beneficiamento da palma

Nesta quinta-feira (09), a partir das 8h, o Sebrae em Alagoas realiza o I Festival Gastronômico da Agricultura Familiar, na Chácara Alves, no município de Poço das Trincheiras, no Sertão Alagoano. O evento, focado em produtores rurais, merendeiras e nutricionistas, visa apresentar a grande diversidade gastronômica local e promover a qualificação profissional dos empreendedores rurais com o uso de tecnologias de produção da palma e boas práticas de alimentação.

Além da apresentação da gastronomia local até às 16h, o festival contará com a palestra ‘Beneficiamento da Palma - teoria e prática (elaboração de alimentos)’, ministrada por Timóteo Domingos, chef, palestrante, escritor e idealizador do Projeto Gastrotinga, que utiliza o bioma Caatinga como base alimentar e para a criação de pratos especiais com a utilização de elementos da região.

De acordo com Pollyana Soares, analista da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas, o evento é mais uma ação do Projeto Sertão Empreendedor, criado pela instituição para contribuir com o desenvolvimento rural sustentável a partir da difusão e aplicação de tecnologias de convivência com as adversidades do semiárido.

Para Pollyana, esse festival é de suma importância para o desenvolvimento do município. “O festival é uma atração importante para o município porque contribuirá para o crescimento social e econômico desta região, com melhoria na qualidade de vida dos empreendedores rurais, usando a palma como fonte alternativa de alimento e renda para os participantes”, concluiu.

O I Festival Gastronômico da Agricultura Familiar é promovido pelo Sebrae em Alagoas em parceria com a Prefeitura Municipal de Poço das Trincheiras.

Projeto Sertão Empreendedor

O Projeto Sertão Empreendedor reúne um conjunto de ações sistêmicas e continuadas, buscando melhorar a gestão, aumentar a produtividade e a renda dos empreendimentos rurais, com respeito ao meio ambiente.

Ao longo do ano, o projeto pretende ofertar aos participantes dias de campo, missões técnicas, cursos técnicos e de gestão, além das consultorias Sebraetec. Em Alagoas, o projeto abrange 49 municípios, atuando em parceria com o Senar/AL e algumas Secretarias Municipais de Agricultura.

Entre os municípios estão: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Inhapi, Jacaré dos Homens, Mar Vermelho, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho d'Água das Flores, Olho d'Água do Casado, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Quebrangulo, Limoeiro de Anadia, Mata Grande, Olivença, Traipu, Girau do Ponciano, São Brás, Tanque d'Arca, Estrela de Alagoas, Igaci, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.

Fonte: Agência Sebrae Alagoas


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.