OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

03/10/2018 às 12:05

Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar mostra resultados de associados da CPLA

Os Torneios Leiteiros nas comunidades, realizado pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), continuam aquecendo a agricultura familiar de Alagoas. A última edição, promovida pela Associação de Produtores do Povoado Pilões, aconteceu  entre os dias  27 e 29 de setembro, em Batalha, reunindo  18 pequenos produtores de leite.

Com dois dias de atividades e disputas acirradas, o Torneio contou com as tradicionais categorias novilha e fêmea adultas. O título de campeã entre as vacas foi para LAGOANA, do produtor Dinho, responsável pela média 54.630 kg por dia e total de 109.260 kg.

Entre as novilhas, a maior  média de produção foi de 37.210 kg produzida pela campeã  CHUVISCO,  de propriedade do agricultor Alaércio. No total, o animal somou  nos dois dias 74,420 kg. 

A festa do campo, segundo o técnico da CPLA, Wanderlan Lima, deu visibilidade ao trabalho desenvolvido o ano inteiro  pela agricultura familiar. “A cada torneio, o nível de produção vem aumentando e os produtores crescendo em conjunto. Ficou visível que toda comunidade leiteira apresentou um padrão no volume e qualidade de produção”, comentou Wanderlan.

O Torneio ainda contou com a participação especial do  vaqueiro mirim Eduardo, de 7 anos de idade.  O pequeno chamou atenção por conseguir tirar, de uma só vez, 8 litros de leite da sua novilha chamada Soberana. “A cultura leiteira está no DNA do povo sertanejo e toda comunidade se orgulha em saber desse dom, mesmo em condições difíceis de seca.  O torneio vem justamente para aquecer a agricultura e renovar os ânimos”, avaliou Wanderlan.

 Além da confraternização e disputa na produção, o Torneio Leiteiro da CPLA levou para a comunidade conhecimento técnico através de palestras sobre manejo sanitário e nutricional do rebanho.

Nos Torneios da Agricultura Familiar todos os participantes recebem  premiação em  dinheiro, kits de ordenha, higiene e equipamentos de trabalho. 

BCCOM Comunicação

Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.