OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

06/10/2018 às 17:18

Seminário aborda integração da lavoura, pecuária e floresta na eucaliptocultura alagoana

Potencialidades, manejo e a integração de florestas de eucalipto com a pecuária serão os temas discutidos Potencialidades, manejo e a integração de florestas de eucalipto com a pecuária serão os temas discutidos

Para difundir mais informações sobre formas de cultivo do eucalipto e as possibilidades encontradas nessa cultura, o Sebrae em Alagoas vai promover o ‘Seminário de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta’, na próxima quarta-feira (10), a partir das 8h, no auditório do quarto andar da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA). Na quinta (11), a partir das 7h, será realizada uma visita técnica à Propriedade Bandarras, no município de Capela/AL. O evento também será uma oportunidade para que produtores e técnicos possam interagir e discutir a eucaliptocultura no estado.

A programação de palestras do seminário terá início às 9h, com o tema ‘Sistema Silvipastoril: Potencialidades e Desafios’, ministrada por Vanderley Porfírio, doutor-pesquisador em Agronomia e chefe adjunto de Transparência de Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Em seguida, às 10h30, Marina Viotto, engenheira florestal e assistente técnica de Produto & Mercado do Grupo Agroceres (MIREX), apresenta a palestra ‘Manejo das Formigas Cortadeiras’.

Já no período da tarde, a partir das 14h, a palestra ‘Manejos Nutricionais para Altas Produtividades em Plantios de Eucalipto’ vai ser ministrada por Ercy Gomes, técnico em Agropecuária e gerente comercial de Novos Negócios na Produquímica/ Compass Minerals. Às 15h30, a palestra ‘Implantação do Sistema Silvipastoril na Fazenda Bandeira, em Capela (AL)’ será explanada por Shirlan Madeiros, engenheiro agrônomo, consultor de Silvicultura e sócio-presidente da Amaru Sustentabilidade.

Por fim, às 17h, terá início a apresentação do caso de sucesso ‘Experiência do Grupo Mutum na Integração da Floresta e Pecuária no Mato Grosso do Sul (MS)’, ministrada por Moacir Reis, engenheiro florestal, gerente agroflorestal do Grupo Mutum e diretor-presidente da Reflore.

Vania Britto, gerente da Unidade de Agronegócios (UAGRO) do Sebrae em Alagoas, destacou que o seminário será um momento para discutir os diversos usos do eucalipto, entre eles, para a fabricação de móveis e papel e uso de sua biomassa para a geração de energia limpa.

“Para cada utilização do eucalipto existe uma forma diferente de cultivo, de manejo. No seminário, pretendemos justamente mostrar cada uma delas para que o produtor se planeje e tenha mais conhecimento para fomentar a atividade em suas propriedades e a cadeia da eucaliptocultura em Alagoas. Pensar, escolher um local adequado e planejar essa cultura é fundamental, já que é uma atividade que dá um bom retorno a longo prazo e pode ser utilizada para diversas finalidades nessa integração”, frisou Vania Britto. 

Já na quinta-feira (11), os interessados em participar da visita técnica à Propriedade Bandarras, em Capela (AL), deverão sair às 7h, do estacionamento da FIEA. As inscrições para o ‘Seminário de Integração Lavoura, Pecuária e Floresta’ são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.

O evento é promovido pelo Sebrae em Alagoas em parceria com a FIEA e a Amaru Sustentabilidade.


fonte: Ascom Sebrae Alagoas


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.