OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de junho de 2019

Agronegócios

21/12/2018 às 23:47

Certificação de frigorífico dá início, em AL, ao Programa de Regionalização de Abatedouros

Programa também vai melhorar as condições de transporte e de comercialização dos produtos Programa também vai melhorar as condições de transporte e de comercialização dos produtos

Severino Carvalho

O governador Renan Filho fez, nesta sexta-feira (21), durante solenidade no Palácio República dos Palmares, a entrega do Registro Estadual de Estabelecimento à Dom Grill Frigorífico e Casa de Carnes, empreendimento localizado no município de Campo Alegre. De acordo com o governador, o ato marca o início da estruturação do Programa de Regionalização dos Abatedouros em Alagoas.

“Esse Programa está ganhando forma com a conclusão, que se aproxima, do abatedouro da cidade de Viçosa e com a regularização do abatedouro da cidade de Campo Alegre. Então, Alagoas começa a se estruturar para ter mais condições para o abate”, avaliou Renan Filho.

O Programa de Regionalização prevê um investimento de R$ 30 milhões na construção e readequação dos abatedouros regionais em Alagoas, além de melhorar as condições de transporte e de comercialização.

“Haverá um grande avanço com essa certificação do abatedouro de Campo Alegre e com a entrega do Abatedouro de Viçosa (prevista para março). Eu espero, nos próximos anos, ampliar a regionalização com a construção de mais um abatedouro de porte no Sertão. Existe, ainda, um abatedouro já em fase final na cidade de Murici e uma demanda para se fazer outro em União dos Palmares, que será levada em consideração”, adiantou o governador.

Renan Filho foi agraciado pelo empenho em manter o Programa do Leite, mesmo com o contingenciamento de recursos federais (Márcio Ferreira)

O Registro Estadual de Estabelecimento foi expedido à Dom Grill Frigorífico e Casa de Carnes pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), por meio do Serviço Estadual de Inspeção do órgão de defesa agropecuária. Com uma linha variada de cortes de carnes de bovinos, ovinos, suínos e aves, a Dom Gril oferta produtos devidamente padronizados e embalados a vácuo.

O proprietário Nicolas Pereira afirmou que a certificação representa um divisor de águas para o empreendimento, que gera 30 empregos diretos em Campo Alegre.

“Tudo o que a Adeal me exigiu facilitou demais a logística do dia a dia, reduzindo gastos. A nossa proposta não é vender carcaça, é vender os cortes desossados, nobres, e embalados a vácuo, fracionados e personalizados. Tentamos entrar em hotéis e restaurantes da capital e do Litoral Norte, mas as portas se fecharam porque a gente não tinha o selo”, recordou Pereira.

Comenda

Ainda durante a solenidade, o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Aldemar Monteiro, homenageou o governador Renan Filho concedendo-lhe a Comenda de Inclusão Social Silvânio Barbosa. A honraria é entregue a personalidades dos segmentos agropecuário e político que contribuíram para o desenvolvimento da agricultura familiar em Alagoas, no segmento do leite.

De acordo com Aldemar Monteiro, Renan Filho foi agraciado, sobretudo, pelo empenho na manutenção do Programa do Leite, mesmo com o contingenciamento de recursos por parte do Governo Federal em 2018.

Renan Filho foi agraciado pelo empenho em manter o Programa do Leite, mesmo com o contingenciamento de recursos federais (Márcio Ferreira)

“Hoje, pela primeira vez, não vou cobrar nada ao senhor. A gente vem fazer um agradecimento público pela sua contribuição para que o Programa do Leite esteja vivo. Chegamos num momento de desespero e, no momento crucial, o senhor foi muito digno com essa cooperativa e com as demais. Se não tivesse esse Programa do Leite, seria muito difícil para o sertanejo sobreviver, principalmente o agricultor familiar”, observou Monteiro.

Renan Filho garantiu que vai trabalhar firme para dar continuidade ao Programa do Leite em 2019. “A parcela do Estado está garantida, mas é importante que todo o mundo trabalhe integradamente para que a gente mantenha o Programa do Leite. O papel do Governo Federal é muito importante para que não tenhamos descontinuidade de programas fundamentais como, por exemplo, o Garantia Safra, o Bolsa Estiagem, o Pronaf e o crédito do Banco do Nordeste, bem como os fundos constitucionais para investimentos”, ponderou o governador.

A solenidade contou, ainda, com a presença do presidente da Adeal, Ironaldo Monteiro; do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Henrique Soares; da prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira; e da deputada estadual, Jó Pereira; dentre outras autoridades.


Agência Alagoas

Comentários

Natura
Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação)

© 2019 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.