OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

11/01/2019 às 20:37

Lago da Perucaba recebe mais de 90 mil peixes em ação da prefeitura e Codevasf

O Lago da Perucaba recebeu, na manhã desta sexta-feira (11), mais de 90 mil peixes e mudas de árvores nativas, que foram plantadas na extensão próxima ao Planetário Digital. A ação contribui com o projeto de revitalização do lugar  e foi realizada pela prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

Fabiana Fontes, superintendente de Agricultura, explica que a atividade ajudará na revitalização desse importante recurso hídrico e, sobretudo, servirá para a pesca e alimentação da comunidade do entorno. Os peixes utilizados para o repovoamento do lago, da espécie xira e curimatã, são considerados iliófagos, ou seja, se alimentam de material orgânico no fundo do lago.

“O município tem se preocupado com essa questão ambiental e realizado ações, a exemplo do peixamento e reflorestamento. Vale ressaltar que esse é um lugar que precisa ser respeitado e preservado. E para isso, necessita da colaboração da população, que não deve jogar lixo ou material reciclável no local”, destacou.

Uma outra observação, dessa vez ressaltada  por Flávio Maurício, secretário de desenvolvimento Rural, é quanto o respeito dos pescadores ao período de crescimento dos peixes,  em torno de quatro a seis meses, como forma de garantir pescado em tamanho suficiente para todos que dependem da pesca.

IMG_0520

Parceria

Sobre a parceria com a Codevasf, o prefeito Rogério Teófilo destacou a importância para o município. “A  parceria com a Codevasf é muito salutar para a população arapiraquense, além do peixamento, muitas outras ações, a exemplo de máquinas adquiridas para agricultura. E vale ressaltar que estamos em fase final de licitação, no valor de R$12 milhões para asfalto, recurso alocado pela companhia, através da indicação do deputado federal Arthur Lira, afirmou Teófilo. O prefeito ainda informou que, recentemente, assinou com a Codevasf um convênio de R$ 500 mil reais para a recuperação de nascentes do município.

“A Codevasf, atualmente, está presente em 100% dos municípios alagoanos e sempre atenta às necessidades do agreste. Através de importante parceria com a Prefeitura de Arapiraca, em diversas áreas, a companhia trabalha pelo desenvolvimento da região e estará sempre à disposição do município”, ressaltou James Marlan, superintendente da Codevasf em Alagoas.

IMG_0510

Ação

Além do prefeito, do superintendente da Codevasf, também participaram da ação secretários e equipe técnica do município, vereadores, representantes da Unimed Metropolitana do Agreste, Comitê da Bacia Hidrográfica do Piauí, empresários e alunos de três escolas municipais – Crispiniano Ferreira de Brito, Jesus Redentor e Lena Castelo Branco.

1

“Eu gostei de ver de perto os peixinhos serem colocados na lagoa e ainda participar com meus colegas e alunos de outras escolas do plantio das árvores que vão deixar o lago ainda mais bonito” A afirmação foi de Ryane Ferreira, 9 anos, aluna no 3º ano da Escola de Ensino Fundamental Jesus Redentor, quando perguntada sobre a experiência de participar da atividade, fora da sala de aula.

Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.