OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

03/06/2019 às 17:16

Proleite: seminário traz perspectivas para o setor de leite e derivados

As perspectivas do leite e seus derivados, e possíveis cenários de 2019 a 2020, são os principais temas do seminário do 21º Proleite, que acontece nesta quarta-feira, 5, na Unidade Integrada Sesi/Senai localizada no bairro Primavera, município de Arapiraca. O evento é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Destinado a produtores rurais, fabricantes de produtos derivados do leite e atacadistas, o seminário está com inscrições abertas pelo telefone: (82) 3223-2200. “A gente está trazendo novidades para a Indústria de Laticínios, fortalecendo o setor aqui no Agreste e Sertão”, disse Thiana Cysneiros, gerente da Unidade Sesi/Senai de Arapiraca.

Já consolidado como um dos grandes eventos da agropecuária alagoana, o Proleite também será marcado pelo Concurso de Produtos Lácteos, que acontece paralelamente ao seminário desta quarta. Dezenove laticínios estão inscritos no certame e serão avaliados pelos jurados nas categorias bebida láctea fermentada, iogurte, manteiga, requeijão, queijo de coalho, entre outras.

Uma mostra da qualidade dos produtos derivados do leite fabricados em Alagoas ocorreu nesse fim de semana, no Arapiraca Garden Shopping, durante o Festival Senai de Produtos Lácteos. Treze laticínios locais ofereceram ao público degustação de queijos, iogurtes, coalhadas, doces e bebidas lácteas: Ducamp, Valedourado, Wilma, Antunes, Timbaúba, Batalha, Líder, Bona Sorte, Tudo Bem, Sertão, São Félix, Gabriel e Ouro Branco. No total, 50 produtos foram expostos.

O Senai promoveu oficinas onde ensinou o público a fazer alimentos saborosos tendo o leite como matéria-prima. “Foram quatro oficinas em cada um dos dois dias do evento [sábado e domingo], com cerca de 30 participantes cada uma. O Festival atendeu às expectativas, os fabricantes ficaram satisfeitos com a valorização de seus produtos”, disse Larissa Casado, especialista em Alimentos do Senai.

Entre as marcas presentes ao evento estava a Tudo Bem, pioneira em Alagoas na fabricação de lácteos “zero lactose”. A empresa, que fica em Limoeiro de Anadia, hoje tem uma linha com 11 itens entre queijo de coalho, queijo minas padrão, ricota, queijo cottage, iogurte, requeijão e manteiga.

Especializada em produtos saudáveis – com redução de sódio e gordura –, a marca já chega aos principais pontos de venda das principais cidades alagoanas, como Maceió, Arapiraca, Penedo, São Miguel e Barra de São Miguel. O objetivo é, em breve, alcançar outros estados. 

“Eu sou um entusiasta muito grande pelas ações da cadeia produtiva, eu sempre falo que a gente tem um Senai e um Sebrae muito participativos e essas oportunidades ajudam a gente a difundir um pouco melhor os produtos aqui dentro, muita gente não sabe que esses produtos às vezes são feitos aqui em Alagoas”, ressaltou o empresário Guilherme Amaral.

A iniciativa contou com a parceria do Arapiraca Garden Shopping. “A gente valorizar, promover esses produtores locais de um alimento que é tão importante para todo mundo nos deixa honrados e felizes de ter essa exposição aqui”, disse a gerente de Marketing do centro de compras, Maria Fernanda Cabral.

A professora Leide Nilma da Silva aprovou os produtos lácteos que degustou durante o evento promovido pelo Senai. A diferença? “O sabor, a consistência também é muito legal, muito boa”, afirmou, enquanto saboreava um queijo.


Fonte: Ascom Fiea


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.