OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

12/06/2018 às 14:01

Congresso debate frete mínimo para caminhoneiros

A comissão especial que analisa a medida provisória contendo a Política de Preços Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas vota requerimentos nesta quarta-feira (13), às 14h30. A MP 832/2018 faz parte de um pacote enviado pelo governo federal para por fim à greve dos caminhoneiros, encerrada em 30 de maio.

O texto prevê a criação de uma tabela de preços mínimos para o frete, a ser publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os valores serão atualizados duas vezes por ano, em 20 de janeiro e em 20 de julho. Quem contratar um caminhoneiro e pagar menos que o piso fica sujeito ao pagamento em dobro do valor. De acordo com o Palácio do Planalto, a MPV 832/2018 “tem a finalidade de promover condições razoáveis à realização de fretes”.

O assunto enfrenta resistências no Senado. Na última quarta-feira (6), parlamentares criticaram em Plenário a primeira tabela divulgada pela ANTT. De acordo com a agência, o valor do quilômetro rodado varia de R$ 0,57 a R$ 2,10 — dependendo da extensão da rota percorrida e do número de eixos do caminhão.

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) manifestou “apreensão” com os valores divulgados pela ANTT. Segundo o parlamentar, a tabela prejudica indústrias do Norte e do Nordeste e beneficia empresas instaladas no Sul e no Sudeste.

— Os caminhões levam cargas para o Norte e Nordeste. O frete de volta certamente é mais barato porque aproveita as cargas de retorno, uma vantagem competitiva para os empreendimentos industriais e centrais de distribuição instalados no Nordeste. Estarei na expectativa de uma nova tabela que mantenha o frete de retorno, senão estaremos colocando uma dúvida muito grande em milhares de empregos que foram atraídos para o Nordeste.

Para o senador Paulo Paim (PT-RS), “a tabela foi muito mal formulada”. Ele afirmou que os setores envolvidos na atividade não foram ouvidos pela ANTT.

— Ao fazer a tabela, o governo tinha que chamar todos. Construíram uma tabela sem envolver as partes que estariam dispostas a um entendimento e deu no que deu. A situação é desesperadora. E continua o conflito, infelizmente.

Na noite de quarta-feira, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse que a tabela será mantida. Mas admitiu que os preços mínimos definidos pela ANTT devem passar por ajustes.

A medida provisória já recebeu 55 emendas de senadores e deputados. O relator, deputado Osmar Terra (MDB-RS), deve apresentar um plano de trabalho na próxima quinta-feira (14). Ele lembra que o frete mínimo é um pleito antigo dos caminhoneiros.

— Vou fazer um relatório que favoreça o transporte rodoviário no Brasil e que permita ao caminhoneiro viver do seu trabalho, porque hoje ele não está conseguindo mais. Principalmente, o caminhoneiro autônomo. Ele é o elo fraco desta cadeia. Muita gente ganha em cima do trabalho dele e ele entra com o sacrifício.

O deputado Henrique Fontana (PT-RS) também defendeu a tabela para o frete. Para ele, o setor de transporte de carga pode quebrar sem uma regulação mínima.

— Eu sei que isso causa uma urticária em alguns liberais fundamentalistas. Mas tem que ter regulação. Se a gente sabe quanto custa o diesel, o pedágio e o salário do motorista, como não estabelecer um valor mínimo para garantir a viabilidade dessa atividade? Como será essa tabela, vamos discutir na comissão.

Fonte: Agência Senado


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.