OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

03/07/2019 às 14:13

Câmara instala comissão externa de obras públicas inacabadas

Por Amanda Martimon

A Câmara dos Deputados instalou, na tarde desta terça-feira, 2 de julho, a comissão externa que vai acompanhar as obras públicas inacabadas no País. O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, que acompanha o tema de grande importância para os Entes Municipais, esteve na reunião de instalação, que ocorreu no plenário 2 da Casa.

Coordenadora da comissão, a deputada Flávia Morais (PDT-GO) agradeceu a presença de prefeitos e vereadores na reunião. Ela destacou ainda a “importância e o significado para os [cidadãos] que esperam uma ação efetiva para concluir as milhares de obras que estão nessa situação”. Além dela e do relator, deputado Zé Silva (Solidariedade), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo compuseram a mesa da audiência.

De acordo com o presidente do STF, apenas entre as grandes obras paralisadas em decisão judicial, cerca de 3% do total, há 2.115 da área de educação, das quais 728 são de creches e escolas – o que representaria 75 mil vagas. Os dados são de diagnóstico que está em andamento no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “No âmbito do judiciário, pretendemos contribuir com ações para destravar essas grandes obras que estejam paralisadas em decisão judicial”, pontuou Toffoli. Ele explicou ainda que a ideia não é apenas fazer um levantamento, mas identificar o que culminou nas paralisações e como solucioná-las. Will Shutter/ Câmara dos Deputados

O ministro do TCU Vital do Rêgo acrescentou ainda que, em uma auditoria do órgão de controle em 38 mil obras, verificou-se que há cerca de 15 mil inconclusas, com as quais o país já gastou R$ 10 bilhões. “Não temos orçamento para todas, precisamos eleger as prioridades”, ponderou. O ministro informou que, em muitos casos, faltam informações nos bancos de dados obre o motivo das paralisações.

A comissão será composta por 14 integrantes no total – a coordenadora, o relator e os deputados Afonso Hamm (PP-RS), Afonso Motta (PDT-RS), Alê Silva (PSL-MG), Aline Sleutjes (PSL-PR), Augusto Coutinho (Solidariedade-PE), Flavio Nogueira (PDT-PI), Júnior Mano (PL-CE), Leônidas Cristino (PDT-CE), Lucas Vergilio (Solidariedade-GO), Marx Beltrão (PSD-AL), Paula Belmonte (Cidadania-DF), Sergio Vidigal (PDT-ES) e Tiago Dimas (Solidariedade-TO). Na ocasião também foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão das Obras Públicas Paralisadas e Inacabadas.

Da Agência CNM de Notícias


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.