OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

22/09/2017 às 14:01

Instituto Raízes de Áfricas promove debate com Martinho da Vila na Bienal

Martinho da Vila vai participar Ciclo de Nacional de Conversas Negras, na Bienal. Foto: site oficial do artista Martinho da Vila vai participar Ciclo de Nacional de Conversas Negras, na Bienal. Foto: site oficial do artista

Lenilda Luna 

A Bienal Internacional do Livro de Alagoas vai reunir uma série de eventos científicos, literários, artísticos e de movimentos sociais. Nessa diversidade de acontecimentos, está inserido o 8° Ciclo de Nacional de Conversas Negras, promovido pelo Instituto Raízes de Áfricas, no dia 30 de setembro, das 10h às 18h, na Sala Jatiúca do Centro de Convenções. O tema central é Conversa sobre territórios, desterritorialização e a  reterritorialização, sob a ótica racial e de gênero. Um dos convidados é o cantor, compositor e escritor, Martinho da Vila, que é embaixador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Além de lançar o 16° livro, intitulado Conversas Cariocas, uma coletânea de crônicas publicadas em jornais, que foram reunidas pela Editora Malê, Martinho da Vila vai proferir a palestra O racismo existe, sim! E precisamos falar mais e mais sobre ele. “A presença de Martinho é importante porque ele é um referencial que atrai a participação de público. As pessoas vão buscar o artista e vão encontrar o militante da causa negra, com um engajamento reconhecido e muito conteúdo”, destaca Arísia Barros, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas.

Mas, além de Martinho da Vila, Arísia relaciona outros motivos importantes para participar do Ciclo de Conversas Negras. “Teremos a presença de um professor nigeriano que vai falar sobre como o racismo se dá a partir da África para o Brasil, vamos ter um grupo de pequenos cantores da periferia, que vão homenagear Martinho da Vila, e ainda apresentaremos as ações dos primeiros cinco meses de projeto em parceria com o Governo do Estado de ressocialização de reeducandas, que inclusive vão estar representadas no ciclo, não só como ouvintes, mas também na mesa e como cerimonialistas”, informa Arísia.

Para participar do Ciclo de Conversas Negras basta  inscrever-se por e-mail com nome, instituição e número do celular para [email protected].






Fonte: Ascom Ufal

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.