OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

20/02/2018 às 18:18

"Reencontro" traz a poética de Patrícia Melro à Pinacoteca

Mostra é a sequência espiritual e conceitual de “Por Trás do Véu” Mostra é a sequência espiritual e conceitual de “Por Trás do Véu”

A Pinacoteca Universitária apresenta a exposição “Reencontro” da artista plástica Patrícia Melro. A mostra, que tem abertura no dia 27 de fevereiroàs 20 horas, é um desdobramento da sua primeira exposição individual, “Por Trás do Véu”, exibida na Galeria Gamma em 2017. Desta vez, Patrícia exprime por meio de diversos suportes sua evolução pessoal e conceitual como artista.

A mostra recebe curadoria de Henrique Gomes, que traduz a manifestação da artista, em “Reencontro”, como um aprofundamento em sua poética. O curador ainda explica: “é um mergulho da artista em sua consciência. Ela se aprofunda em sua busca pelo autoconhecimento e em sua linguagem estética para falar com o espectador. Patrícia se mostra, toca as superfícies e as entranhas de cada um. Seu ser está totalmente exposto e propõe o diálogo”.

Com traços expressivos e sensoriais, Patrícia exibirá 32 telas com pinturas em tinta acrílica; 1 instalação representando melros – pássaros – em voo, fazendo alusão ao sobrenome da artista; e 16 mosaicos de argila. “Quando estou pintando sinto paz e equilíbrio, é um momento sublime, um encontro com Deus”, é como Patrícia define seu processo criativo, não só na exposição, mas em toda sua trajetória.

A alagoana Patrícia Melro é arquiteta há mais de 30 anos e sempre teve a arte como um hobby. Além de “Por Trás do Véu”, mostra que originou “Reencontro”, a artista plástica atuou nas seguintes mostras coletivas: “Amor, Ordem e Progresso” (2017), “9ª edição da Mostra Cultural do Instituto da Visão” (2016), “Mostra VB Class” (2016), “Casa Cor Alagoas” (2014) e “Mostra Saccaro” (2013).

A Pinacoteca Universitária não esconde o contentamento de ter a artista expondo em seus salões. Para a coordenadora na instituição “Patrícia é aquela artista que guardava sua arte para si, mas como nunca é tarde para deixar que olhos atentos e sensíveis também percorram suas telas, desejamos reencontros felizes em seus novos caminhos”, disse Maria Christina Cavalcanti.

Devido a imprevistos pessoais ocorridos com a artista no período anteriormente agendado, “Reencontro” encerra a pauta de exposições de 2017 da Pinacoteca, permanecendo nos salões do museu de arte contemporânea até o dia 13 de abril.

Serviço

Data da abertura: 27 de fevereiro, às 20h

Local: Pinacoteca Universitária/Ufal, Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, Pç. Visconde de Sinimbu, nº 206, 1º andar, Maceió – Alagoas

Visitação: 28 de fevereiro a 13 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30

Contatos: (82) 3214-1545 | [email protected]

Redes Sociais: facebook.com/pinacotecaufal | instagram.com/pinacotecaufal/ | twitter.com/pinacotecaufal

Entrada gratuita

Fonte: Ascom Pinacoteca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.