OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

12/07/2018 às 17:48

Oficinas de teatro gratuitas acontecem na Casa da Cultura nesta sexta

Peça “Medida por Medida” nasceu de uma ocupação em 2014 (Foto: Zélia Uchôa) Peça “Medida por Medida” nasceu de uma ocupação em 2014 (Foto: Zélia Uchôa)

O cenário cultural de Arapiraca está a pleno vapor. Nesta quinta-feira (12) acontece o espetáculo teatral “Medida Por Medida” em frente ao estacionamento do Ginásio Municipal João Paulo II, no Parque Ceci Cunha, Centro. Contando com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, o evento será aberto ao público, tendo classificação livre. A peça é baseada na obra de mesmo nome do escritor inglês William Shakespeare (saiba mais aqui).

No dia seguinte, sexta (13), haverá duas oficinas gratuitas de teatro. A primeira é aberta à toda a comunidade interessada em aprender mais sobre este universo. Ela acontecerá a partir das 9h, na Casa da Cultura, com inscrições sendo feitas na hora. O mote será a “Desmontagem do Espetáculo”. Neste caso, a peça “Medida Por Medida”. Haverá bate-papo com o grupo baiano Teatro Popular de Ilhéus; apresentação do histórico deles; contexto que motivou a montagem; demonstração de trabalho com o elenco; experimentação da técnica do Mondrongo com os participantes; e avaliação final.

O único pré-requisito é ter assistido à peça que será encenada nesta quinta (12). No local, haverá intérprete de libras e audiodescrição. A segunda oficina será a “Da Dramturgia À Cena”, com abertura às 13h30, também na Casa da Cultura. Esta, por sua vez, tem direcionamento para grupos teatrais e artistas cênicos locais. As inscrições, igualmente gratuitas, podem ser feitas através do preenchimento do seguinte formulário: https://goo.gl/forms/qOTwsNkT0ZZOr6iG3

Com carga horária de 6h, nela haverá a apresentação do histórico do grupo Teatro Popular de Ilhéus; histórico do espetáculo “O Inspetor Geral”; histórico do espetáculo “Medida Por Medida”; leitura do original de cena da peça “O Inspetor Geral”; leitura da cena transposta para cordel; leitura do original de cena da peça “Medida Por Medida”; leitura da cena transposta; interação dos participantes fazendo a transposição de cenas dos dois textos; exercícios de equilíbrio, força, tensão, relaxamento, peso e contrapeso; aplicação da técnica do Mondrongo; leitura das cenas transpostas pelos participantes; montagem das cenas; apresentação das cenas; e encerramento com bate-papo sobre o processo. A oficina deve se estender até as 21h.

O Teatro Popular Ilhéus nasceu em 1995 no sul da Bahia e os espetáculos do grupo sempre se apoiam em questões atuais e em pesquisas bem fundamentadas. Esta peça de Shakespeare, por exemplo, foi fruto de uma ocupação em 2014 do Teatro Castro Alves, em Salvador, em um intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare, de Natal.

Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.