OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

16/07/2018 às 17:31

Colorido e força do Bumba Meu Boi serão apresentados para estudantes de Fernão Velho

Ação, que ocorre de quarta à sábado e terá oficinas, palestras e apresentações, faz parte do Projeto Alagoas Nossa Terra na Escola, do Instituto Boibumbarte Ação, que ocorre de quarta à sábado e terá oficinas, palestras e apresentações, faz parte do Projeto Alagoas Nossa Terra na Escola, do Instituto Boibumbarte

Sidinéia Tavares

Mais de 500 estudantes da Escola Municipal Hermínio Cardoso, localizada no bairro Fernão Velho, irão aprender nessa semana, entre os dias 18 e 21, sobre a força e o colorido do Bumba Meu Boi. Em uma ação do Instituto Boibumbarte, que agora atua como Ponto de Cultura, através do Projeto Alagoas Nossa Terra na Escola, a proposta é levar conhecimento sobre os folguedos populares: Pastoril, Bumba Meu Boi e Guerreiro. Esta semana os estudantes irão ter contato com o trabalho do Boi Tigre.

Voltado para estudantes dos períodos manhã, tarde e noite, este último com alunos do Programa de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), o Projeto está em sua segunda etapa, nominada Tempo de Conhecer e possui oficinas lúdicas, palestras e apresentações. As palestras ficarão sob a responsabilidade de Rosivaldo do Nascimento, fundador do Boi Tigre, folguedo localizado na comunidade Ponta da Terra, área conhecida como celeiro de vários Bumba Meu Bois.

O grupo nasceu em 1996, a partir de uma brincadeira de garotos. Atualmente o Boi Tigre possui 35 integrantes, entre personagens e tocadores. “Eu e alguns amigos tivemos a ideia de formar um boi para brincar e concorrer a prêmios durante o carnaval. O Boi Tigre já coleciona várias premiações de 1° lugar no concurso de Bois de Carnaval de Maceió”, conta Cabral.

A manutenção do Boi Tigre conta com a parceria da comunidade da Ponta da Terra, escolas e alguns patrocinadores. O próprio grupo confecciona instrumentos, roupas e a fantasia do Boi, modificada anualmente. Por isso, os estudantes irão aprender sobre montagem de fantasias, alegorias, fabricação de instrumentos, entre outros aspectos essenciais para a manutenção do Folguedo, nos dias 18 e 19. No dia 21, pais, estudantes e a comunidade de Fernão Velho poderão assistir uma apresentação cheia de riqueza cultural do Boi Tigre.

O Alagoas Nossa Terra na Escola tem quatro etapas: Tempo de Engajar, Tempo de Conhecer, Tempo de Desenvolver e Tempo de Compartilhar, finalizando com apresentação dos grupos formados na Escola Hermínio Cardoso.

O Projeto tem o patrocínio da Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Ação Cultural, Projeto Cultura Viva, Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Governo Federal.

Todas as informações e fotos sobre o projeto poderão ser vistas no Portal do Instituto Boibumbarte de Cultura, através do endereço eletrônico:https://www.boibumbarte.com.br/naescola

Assessoria

Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.