OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

09/08/2018 às 17:49

Prefeitura divulga programação da I Flijaça; confira

Lançamento da Feira Literária no Jacitinho, o Flijaça. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió Lançamento da Feira Literária no Jacitinho, o Flijaça. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Paula Araújo (estagiária)

O Bairro Jacintinho vai sediar uma festa literária entre os dias 15 e 18 de agosto. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), e a Associação Cultural Alagoa do Sul. Nesta quinta-feira (09), a programação da 1ª Flijaça foi apresentada durante coletiva de imprensa, na Escola Municipal Professora Gerusa da Costa Lima, localizada na Rua Santa Margarida, no bairro do Jacintinho.

Na ocasião, estavam presentes o presidente da Associação Alagoa do Sul e curador do evento, Carlito Lima, o diretor de Políticas Culturais da Fmac, Marcos Sampaio, e a coordenadora de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Virgínia Ferreira.

Carlito Lima - Curador do evento.  Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Carlito Lima – Curador do evento. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Na oportunidade, o curador da 1ª Flijaça ressaltou que o grande objetivo do evento é o incentivo à leitura.“Trabalhamos em conjunto com as escolas municipais do bairro do Jacintinho. A programação é voltada para os alunos e formada por eles também. Lá terão tendas, contações de histórias e as apresentações elaboradas pelos estudantes”, disse Carlito Lima.

Esta já é a terceira festa literária na capital alagoana. A primeira foi no Pontal da Barra, a Flipontal, e a segunda foi a Fligraça, no bairro Graciliano Ramos, parte alta da cidade. Como nas outras edições, a Flijaça também homenageará dois nomes da cultura nordestina: o músico pernambucano Luiz Gonzaga e a escritora Alagoana Ruth Quintella.

Lançamento da Feira Literária no Jacitinho, o Flijaça.  Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Lançamento da Feira Literária no Jacitinho, o Flijaça. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Segundo Virgínia Ferreira, o projeto de estímulo à leitura executado nas escolas municipais do bairro foi baseado na biografia, obras dos homenageados da 1ª Flijaça e também de outros autores. “Foi um trabalho elaborado por mais de seis meses nessas instituições de ensino. Agora os alunos poderão levar o que desenvolveram para a Festa Literária do Jacintinho, com apresentações musicais no palco e nas tendas literárias da Semed”, explica a coordenadora.

Marcos Sampaio - Diretor de Políticas Culturais da Fmac.  Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Marcos Sampaio – Diretor de Políticas Culturais da Fmac. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Para o diretor de Políticas Culturais da Fmac, as Festas Literárias conseguem mobilizar e aproximar a comunidade da cultura local. “Apesar de ser um evento voltado para a literatura, é possível integrar outros segmentos culturais, como o folclore e o artesanato entre as atividades da programação”, frisou Sampaio.

A abertura da Flijaça será no dia 15, a partir das 19h, na Praça do Mirante. Já nos dias 16, 17 e 18, a programação contará com exposições, apresentações artísticas dos alunos da Rede Municipal de Ensino, lançamentos de livros, mesas-redondas e shows.

Confira a programação completa.


Ascom Fmac


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.