OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 20 de abril de 2024

Notícias

16/11/2018 às 14:58

Fliara aproxima pequenos leitores da literatura infantil

Público infantil marca presença no primeiro dia da Fliara Público infantil marca presença no primeiro dia da Fliara

No meio da feira –  a primeira Feira Literária de Arapiraca (Fliara) – livros, cor, contação de histórias e crianças. Elas chegaram cedo e logo ocuparam os lugares que foram preparados especialmente para o público infantil, a Fliarinha e o Piquenique Literário.

Ao ar livre, embaixo de uma frondosa árvore, chamada de “árvore de poemas” ou em setor da Biblioteca Pedro de Franças Reis, o mundo encantado da literatura infantil foi apresentado neste primeiro dia de Fliara, quinta-feira (15), através de exposição de livros, contação de histórias, encenações, construção coletiva, uso de fantoches, pinturas faciais e oficinas.

fliara 2018 (4)

Já no dia de abertura da Fliara, que é promovida pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, o público infantil provou que tem afinidade com o mundo das letras e pode ser ainda mais motivado em ambientes lúdicos. Logo nas primeiras horas, todos os espaços foram ocupados pelas crianças. De variadas idades, com diferentes graus de alfabetização, todo mundo participou e interagiu.

Os maiores, logo se achavam no meio dos livros expostos e em versos pendurados na árvore. Para os menores, contadoras de histórias, vestidas para compor o cenário, estimular a participação dos pequenos e, também, das famílias.  “Eu estou achando incrível conhecer outras crianças, sentar embaixo da árvore, escolher um livro e ler. Aqui é tudo colorido e bonito”, declarou Maria Eduarda, 9 anos.

Piquenique Literário

fliara 2018 (11)

Maria Eduarda e Kiara Araújo compartilham espaço no Piquenique Literário. (Foto: Ana Cavalcante)

O ambiente foi todo decorado com toalhinhas coloridas, puffs, livros expostos ao chão e versos pendurados na árvore, que serviu de teto, sombra e cenário para os pequenos e seus pais.  De acordo com Joelma Araújo, idealizadora do projeto Piquenique Literário, a proposta do espaço é despertar o gosto pela leitura de forma dinâmica e colorida e, também,  promover a interação com as famílias.

Fliara G (4)

Decoração da Fliara chama a atenção do público presente. (Foto: Genival Silva)

“Durante a Fliara, além da contação de histórias preparamos a árvore de poemas, com escritos de autores arapiraquenses, a exemplo de Milene Lima, Zé de Quinô, Carlisson Galdino e Cartuxo. Este último, com exposição de seus trabalhos”, completou.

Fliarinha

fliara 2018 (2)

Espaço Fliarinha, na Biblioteca Municipal, é um das opções de visita das crianças. (Foto: Samuel Alves)

A Biblioteca Municipal abriu as suas portas para a Fliarinha, a filha da Fliara, como está sendo chamada, carinhosamente. A proposta, segundo Vânia Maria, auxiliar da Biblioteca Infantil, é apresentar o espaço, que já integra o órgão do município, e fomentar o gosto pela leitura entre as crianças.

Além disso, em uma mesa coletiva, montada ao ar livre, são realizadas atividades pedagógicas, com construção de brinquedos, que visam estimular a criatividade do público infantil. Para isso, o município conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

“A criança participa da oficina, atuando na construção do seu próprio brinquedo. A experiência enriquece a sua capacidade criativa”, destacou Vânia Maria.

Fliara

fliara 2018 (3)

Ao ar livre, famílias compartilham experiência com a leitura.  (Foto: Samuel Alves)

Vale lembrar que a programação da Fliara segue até o domingo (18), no horário das 14h às 22h, na Praça Luiz Pereira Lima, no Centro. Entretanto, a Fliarinha atende ao público infantil, das 14 às 18h.


Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.