OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 18 de abril de 2024

Notícias

28/11/2018 às 12:07

Apresentações artísticas abrem a segunda edição da Flipontal

A abertura da 2ª edição da Flipontal aconteceu na Praça São Sebastião, no Pontal da Barra. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió A abertura da 2ª edição da Flipontal aconteceu na Praça São Sebastião, no Pontal da Barra. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Letícia Pascoalino e Paula Araújo

Na noite dessa terça-feira (27), a Praça São Sebastião foi palco para as atrações artísticas que deram início à programação da Festa Literária do Pontal da Barra (Flipontal). Lá, se apresentaram a Orquestra Filarmônica do 59º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro e grupos de Fandango. Além disso, a população assistiu a um desfile de moda com peças de filé.

A festa literária está sendo realizada a partir da parceria entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e a Associação Cultural Alagoa do Sul. Segundo Keyler Simões, diretor d Produção Cultural da Fmac, a proposta é levar mais cultura para os bairros da Capital. “A ideia é justamente aproximar a população da literatura e das manifestações culturais da terra e, claro, estimular a leitura”, pontuou.

Orquestra Filarmônica do 59º Batalhão de Infantaria do Exército foi uma das atrações da abertura da Flipontal

Este ano, os homenageados são o escritor e jornalista Luiz Gutenberge e o poeta, jornalista e crítico literário Carlos Moliterno. Para o presidente da Associação Cultural Alagoa do Sul e curador do evento, Carlito Lima, a Festa Literária é uma forma de levar a literatura e a obra de escritores como Gutenberg e Moliterno para mais perto da comunidade.

“O nosso objetivo é levar esse instrumento de transformação social que é a leitura e a cultura para os bairros periféricos. Já fizemos em outros bairros como o Jacintinho e o Graciliano Ramos e no ano que vem, estamos planejando levar também para Fernão Velho, Ipioca e Benedito Bentes. Atualmente já são mais de 700 festas literárias em todo Brasil e Maceió não poderia ficar de fora”, destacou Keyler.

Para a secretária-adjunta de Educação, Maridalva Campos, a participação da rede municipal de educação na Flipontal é uma forma de aproximar a escola da comunidade. “Nós já trabalhamos a cultura e a leitura dentro das escolas, mas trazer isso para a comunidade é abrir a escola para a comunidade e é a oportunidade dos nossos alunos apresentarem o que estão desenvolvendo dentro do ambiente escolar.”

A líder comunitária Lígia do Pontal define a festa como um sonho realizado. “Apesar de desafiador, é uma satisfação imensa receber uma festa literária como esta. É muito gratificante ver a comunidade engajada e os nossos jovens participando das atividades e desenvolvendo o gosto pela leitura”, ressaltou.

Em sua segunda edicao, a Flipontal vai ate a próxima sexta-feira (30), com programação diária, sempre a partir das 9h. O evento acontece simultaneamente nas praças São Sebastião e Caio Porto e também na Escola Municipal Silvestre Péricles, trazendo para o público mesas de debates, palestras, oficinas, exposições, feira de livros, desfile de moda e apresentações culturais.

Programação desta quarta-feira

Na manhã desta quarta-feira (28), a partir das 9h, haverá a exposição do livro “Rodópolis – Convivendo com as Diferenças”, de Maristela Pozitano, na Escola Municipal Silvestre Péricles, seguida da dramatização do poema “Como Os Gatos”, de Carlos Moliterno, feita pelos alunos da instituição de ensino. Às 14h, no mesmo espaço, serão realizadas exposições de maquetes e poemas.

No auditório da escola, também a partir das 14h, serão realizadas as mesas. Entre elas, uma apresentação da vida e obra do poeta, jornalista e crítico literário Carlos Moliterno, um dos homenageados desta edição.

Nas tendas montadas no espaço externo, as atividades da Festa Literária incluirão contação de histórias, oficinas de xilogravura e também a presença de escritores alagoanos, como Emanuel Lopes Ferreira Galvão, autor do Livro de poesia ‘Flor Atrevida’, lançado na Bienal do Livro, em 2007.

As atrações do palco começam a se apresentar a partir das 14h. O segundo dia da Flipontal irá levar à comunidade o grupo do Ponto de Cultura da Escola Municipal Antídio Vieira, além da apresentação das Baianas e do Cordel da Escola Dom Antônio Brandão. E, para fechar a programação da quarta-feira, haverá o show da cantora Naná Martins.

Confira aqui a programação completa.


Secom Maceió e Ascom FMAC

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.