OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

11/12/2018 às 21:21

Cine Flimar irá destacar filmes alagoanos

Pela primeira vez, em nove anos da Festa Literária, o público presente contará com cinema e discussões sobre as temáticas abordadas Pela primeira vez, em nove anos da Festa Literária, o público presente contará com cinema e discussões sobre as temáticas abordadas

Sthefane Ferreira

Assessoria

A 9º edição da Festa Literária de Marechal Deodoro está com uma série de novidades. Uma delas é o Cine Flimar, que levará para o público filmes alagoanos e discussões a respeitos das temáticas abordadas.

A exibição dos filmes acontece na Sociedade Musical Carlos Gomes, na Praça Pedro Paulino. O espaço ficará adaptado para o Cine Flimar, que acontece no dia 14 de dezembro, a partir das 16h30.

No total, serão exibidos quatro filmes. Imaginários Urbanos, documentário do alagoano Glauber Xavier, foi selecionado em 13 festivais e eleito o melhor documentário no Fest Cine Pedra Azul, no Espírito Santo. O documentário Imaginários Urbanos mixa arte, corpo e cidade, esboçando inquietações de um grupo de pesquisadores e artistas dispostos a estimular reflexões sobre as representações simbólicas da cidade de Maceió.

Outro filme apresentado será o Admirável Mundo Destro, da alagoana Luiza Leal. Este filme foi selecionado em quatro festivais brasileiros. O documentário retrata a vida, a rotina e as dificuldades dos destros.

O terceiro filme a ser apresentado será Trem Baiano, dos alagoanos Robson Cavalcante e Claudemir Silva. Filmado em 2016, o documentário nos leva a um passeio pelo peculiar universo carcaraense, um mundo que, de tão estranho, parece-nos familiar. Uma metáfora para a esperança, a crença no desconhecido, Trem Baiano reflete sobre a obscura condição humana.

E por fim, o filme Guaxuma, da alagoana Nara Normande, que foi eleito o melhor curta-metragem brasileiro pelo Festival de Cinema de Gramado deste ano. O curta que se passa em uma das praias mais famosas de Alagoas, tem 14 minutos, e conta a história de duas amigas de infância que são abaladas por uma tragédia, com um visual que é tão belo quanto inusitado: “Guaxuma” é uma animação feita de areia.

Após a exibição dos filmes, haverá um debate com facilitação de Acassia Deliê, que é jornalista e realizadora audiovisual.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.