OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 24 de abril de 2024

Notícias

14/12/2018 às 23:20

Empoderameto feminino é tema de Batalha Poética na Flimarzinha

Durante a tarde, alunas de cinco escolas declamaram poemas desenvolvidos após oficina nas escolas Durante a tarde, alunas de cinco escolas declamaram poemas desenvolvidos após oficina nas escolas

Izabelle Targino

O primeiro dia de Flimarzinha na 9º Festa Literária de Marechal Deodoro foi marcado por diversas atividades. O destaque da tarde ficou com as alunas da rede pública que soltaram o verbo na Batalha Poética.

Abordando assuntos como empoderamento feminino, feminismo, direitos e violência contra a mulher, estudantes de cinco escolas municipais duelaram declamando poemas, arrancando aplausos do grupo presente.

A Batalha Poética é resultado de uma oficina que aconteceu durante a Flimarzinha nas Escolas, realizada pela Ong Ateliê Ambrosina. As oficinas foram inspiradas no “Slan das Minas”, um movimento que surgiu nos Estados Unidos na década de 70.

Nesta sexta, participaram as alunas das Escolas Municipais Edival Lemos, Joaquim Gama Filho, José Bispo, Adelina de Carvalho e Petronila de Gouveia. Já neste sábado, a batalha segue com as alunas das escolas Eleuza Galvão, Rosa da Fonseca, Deodoro da Fonseca e IFAL.

A Flimarzinha, que este ano está voltada para um público mais juvenil, está localizada na Praça Pedro Paulino. No local, durante toda a tarde, os jovens presentes participaram de contação de histórias, houve exposição de literatura de cordel, troca de livros, Ateliê das Tranças, e a exposição Empodera Menina, fotografias de alunas negras e de cabelos crespos, resultado de um projeto de identidade cultural realizada em algumas escolas municipais. Além das atividades da Praça, os participantes puderam conhecer o planetário do Cepa, instalado na Escola Deodoro da Fonseca.

Na Rua Fechada, as crianças participaram de oficinas de pintura  realizadas pela Imprensa Oficial. O primeiro dia da Flimarzinha encerrou com o show da cantora de samba alagoana Mel Nascimento.

A programação da Flimarzinha segue neste sábado, das 13 às 17h, na Praça Pedro Paulino. O encerramento deste sábado (15) ficará por conta do Grupo Afrocaeté.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.