OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 19 de abril de 2024

Notícias

18/01/2019 às 23:12

Lançamento do livro “Poemas” de Ismael Pereira reúne autoridades e imprensa arapiraquense

A essência da poesia é o sentimento. Foi assim que o multiartista sergipano Ismael Pereira traduziu seu trabalho no lançamento de seu primeiro livro “Poemas” na noite desta quinta-feira (17). O evento, que aconteceu no hall de autógrafos da Biblioteca Municipal Professor Pedro de França Reis, na Casa da Cultura, reuniu autoridades, empresários, imprensa e arapiraquenses apaixonados por arte.

No auge de seus 78 anos de idade, o sergipano radicado em Arapiraca considera-se um poeta nato e refere-se a Deus como mestre de um trabalho cuja essência é o sentimento. Além de cronista, poeta e articulista de jornais de Sergipe e Alagoas, Ismael Pereira é também um grande pintor.

O livro é uma composição de 150 poemas sobre emoções, sentidos e anseios de vida que inspiram a arte plástica de Ismael Pereira e agora transita por entre as palavras escritas. “Procurei extravasar meus sentimentos em todas as situações da minha vida. Plantei muitas árvores que cresceram e deram frutos, concretizei mais uma conquista com o lançamento do meu livro e fico muito feliz em trazê-lo para Arapiraca, essa cidade que tanto me acolheu e que considero muito”, declara Ismael.

ismael

“Ismael é um nome importante na arte plástica para Arapiraca e também o Brasil. Esse sergipano que também é arapiraquense nos possibilita um novo contato com a arte”, ressalta o prefeito Rogério Teófilo. “Ele é um amigo particular e também uma figura ilustre para nossa cidade. A arte de Ismael expressa beleza, paz e harmonia. São manifestações que devem ser valorizadas cada vez mais dentro da sociedade. ”, frisou o gestor.

Quem é Ismael Pereira?

Ismael Pereira Azevedo nasceu em Capela-SE no dia 1 de outubro de 1940. Aos 5 anos de idade muda-se com sua família para Aracaju onde prosseguiu seus estudos e em seguida, ingressa na Força Aérea Brasileira, servindo no 1º do 7º Grupo de Aviação. Casado, pai de cinco filhos, tornou-se empresário do ramo da publicidade e é artista plástico, filiado a Associação Internacional de Artes Plásticas, com sede em Paris. Realizou sua primeira exposição individual em Aracaju, na Galeria de Artes Álvaro Santos. Sua primeira exposição internacional foi na cidade do México, em 1972. Mudou-se para Arapiraca, Alagoas, onde instalou uma pequena fábrica de letreiros luminosos em acrílico. Foi fundador da Câmara Júnior de Arapiraca, de cujo Capítulo foi presidente, é Senador Vitalício da Júnior Chamber International, sediada em Saint Louis-USA, idealizador e um dos fundadores da Rádio Novo Nordeste – AM/Arapiraca. É grau 33 da Maçonaria, Mestre Instalado, fundador da Loja Maçônica “Perfeita União – II”, ao Oriente de Arapiraca – Alagoas, da qual foi Venerável.

Arte feita pelo artista no Clube dos Fumicultores

Arte feita pelo artista no Clube dos Fumicultores

Ingressou na vida pública em 1973, sendo, o vereador mais votado de todo o interior de Alagoas. Foi Presidente da Câmara Municipal de Arapiraca. Ismael Pereira foi também deputado estadual pelo Estado de Alagoas por três legislaturas consecutivas, sendo inclusive deputado constituinte, e principal precursor da implantação da Unidade de Processamento de Gás Natural de Alagoas. Retorna para Aracaju, onde vive atualmente com sua família. É bacharel em Direito, membro da Associação dos Bacharéis do Brasil, membro da Academia Aracajuana de Letras, da Academia Capelense de Letras e Artes, da Academia de Letras do Alto Sertão Sergipano, membro honorário da Academia Sergipana de Contadores de História e sócio da Casa do Poeta de Aracaju, sócio da Associação Alagoana de Imprensa e da Associação Sergipana de Imprensa. é Cidadão Honorário de Aracaju. Continua pintando profissionalmente e escrevendo poemas, crônicas e artigos.


Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.