OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

30/01/2019 às 15:51

Teófilo sanciona lei que eleva banda do 3º BPM à condição de patrimônio histórico e cultural imaterial

A Banda de Música do 3º Batalhão  da Polícia Militar (BPM) Tenente João Bezerra da Silva entra para a história de Arapiraca. No último dia 27, o prefeito Rogério Teófilo sancionou a a Lei nº 3.320/2018, aprovada pela Câmara de Vereadores, que eleva à condição de Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial de Arapiraca. E passa a ser a primeira banda musical do Estado a receber o título.

Recém completados 31 anos, e atualmente com 17 integrantes, a banda coleciona uma bela história, que agora passa a ser reconhecida e valorizada. Através da música,  tem se revelado como importante ferramenta de aproximação da PM com a população.

De acordo com informações da própria Polícia Militar de Alagoas, a Banda de Música do 3º BPM, além de ser responsável pela execução dos hinos cívicos e canções militares, nas formaturas da unidade, também realiza apresentações em Arapiraca e outras cidades do Estado, em solenidades e desfiles cívicos e militares, a exemplo da execução do Hino Nacional Brasileiro em eventos oficiais, retretas, solenidades religiosas e escolares.

E com o objetivo de levar música à população e ser Mais uma alternativa cultural e de lazer para o arapiraquense, em 2011 iniciou o Projeto “Vem Ver a Banda Tocar”, com repertório instrumental variado, apresentado na concha acústica da praça Luiz Pereira Lima, no Centro da cidade.

Solenidade

O Prefeito explicou que esse tipo de cerimônia geralmente acontece no Centro Administrativo, mas que dessa vez preferiu levar até o próprio batalhão, o homenageado da vez. “Fiz questão de sancionar essa lei aqui,  no ambiente de trabalho, na presença da corporação, para que a ação sirva de exemplo”, destacou.

“Vocês estão fazendo parte da história de Arapiraca, por ser a primeira banda de Alagoas a receber esse título”, completou o prefeito. Teófilo ainda agradeceu ao presidente da Câmara, quando afirmou que encontrou total respaldo para a aprovação da lei. E ainda citou a vereadora Gilvania Barros, como incentivadora da homenagem.

Na solenidade, que aconteceu no auditório do 3º BPM, que fica localizado às margens da rodovia AL-220, no Bairro Novo Horizonte, estiveram presentes o prefeito Rogério Teófilo, que sancionou a lei; o comandante do 3º BPM, tenente-coronel Ênio Bolivar; o presidente da Câmara Municipal, vereador Léo Saturnino; o maestro da banda, tenente  Antonio Carlos Feitosa; subcomandante do 3º BPM, major Luciano Felizardo; a secretária de Cultura, Lazer e Juventude, Rosângela Carvalho; o superintendente da SMTT, coronel Jodelmir Souza, militares e imprensa local.

Na ocasião, o comandante do batalhão e o maestro agradeceram a homenagem e a possibilidade, através da lei, de captar recursos para a banda e o centro musical. “Agradecemos ao prefeito pela atitude e perseverança, sempre buscando glorificar a atuação do batalhão. E com a sanção da  lei, está fazendo um reconhecimento de um trabalho realizado em Arapiraca e quase a totalidade do interior alagoano. E grato por este reconhecimento acontecer ainda em minha gestão. Motivo de satisfação e orgulho, que serve de motivação para que a banda de música possa, cada vez mais, alçar vôos.


Fonte: Ascom Arapiraca


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.