OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

04/05/2019 às 16:33

Sesc convida comunidade para Circuito de Autores

O evento acontece nos dias 7, 8 e 9 de maio, nas cidades de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios O evento acontece nos dias 7, 8 e 9 de maio, nas cidades de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios

Como um dos três eixos do Projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, o Circuito de Autores 2019 promove bate-papos com escritores de diversos estilos literários. Nesta edição, que acontece nos dias 7, 8 e 9 de maio, nas cidades de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios, o Sesc  traz duas consagradas autoras brasileiras: Cristiane Sobral e Eliana Alves Cruz. O Circuito é aberto à comunidade.

As escritoras estarão presentes no evento para apresentar seus trabalhos e estimular a produção literária, por intermédio de uma reflexão sobre temas de grande relevância no cotidiano brasileiro, tais como: Racismo e feminismo.

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, considerado atualmente como um dos maiores projetos literários nacionais, tem como objetivo oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias, com isso, contribuindo para a democratização ao acesso à leitura, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país.

Considerando as diversas formas de manifestações literárias, o projeto é composto por três eixos:

Circuito de autores, que vai promover bate-papos de escritores de diversos estilos;

Circuito de oralidades, que reunirá manifestações como narrações de histórias, saraus, performances e slam poetry (modalidade da poesia falada em formato de batalha de versos);

Circuito de criação literária, com oficinas para aspirantes a escritores.

SOBRE AS AUTORAS

CRISTIANE SOBRAL (DF)

Mestre em Teatro pela UnB (2016), com pesquisa sobre as estéticas no teatro negro brasileiro, possui Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Gama Filho (2008), é licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Católica de Brasília (2006) e Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília (1998). Atualmente é professora de Artes Cênicas da Secretaria do Estado de Educação do DF. É atriz, escritora, diretora de teatro e professora. Iniciou sua carreira como escritora em 2000 na antologia Cadernos Negros (SP). Publicou cinco obras com maior destaque para “Não vou mais lavar os pratos”. A poética de Cristiane Sobral busca nitidamente inspirar as mulheres leitoras a se conhecerem (ou se reconhecerem), se aceitarem e se posicionarem diante do preconceito e do racismo. Seus textos mesclam crítica e suavidade com uma linguagem atual, ousada e motivadora, transgredindo as representações estereotipadas, privilegiando os afetos, a subjetividade, a cultura e a intelectualidade das mulheres negras.

ELIANA ALVES CRUZ (RJ)

Graduou-se em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade em 1989. Fez pós-graduação em Comunicação Empresarial na Universidade Cândido Mendes. Estreou na literatura com o romance Água de Barrela, baseado na trajetória da sua família desde o século XIX, na África. Foi a vencedora da primeira edição do Prêmio Literário Oliveira Silveira, oferecido pela Fundação Cultural Palmares em 2015. Publicou textos nas coletâneas Cadernos Negros (Quilombhoje); Perdidas: Histórias para Crianças que Não Tem Vez (Imã Editorial); e Antologia Concurso Nacional de Contos Ciclo Contínuo 2017 (Ciclo Contínuo Editorial).

SERVIÇO

MACEIÓ

– O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Autores.

– Quem: Cristiane Sobral (DF) e Eliana Alves Cruz (RJ)

– Local: Teatro Jofre Soares, Sesc Centro

– Data: 07/05/2019.

– Horário: 19h.

– ENTRADA GRATUITA.

ARAPIRACA

– O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Autores.

– Quem: Cristiane Sobral (DF) e Eliana Alves Cruz (RJ)

– Local: Uneal Arapiraca

– Data: 08/05/2019.

– Horário: 19h.

– ENTRADA GRATUITA.

PALMEIRA DOS ÍNDIOS

– O Quê: Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras, Circuito de Autores.

– Quem: Cristiane Sobral (DF) e Eliana Alves Cruz (RJ)

– Local: Uneal Palmeira dos Índios

– Data: 09/05/2019.

– Horário: 19h.

– ENTRADA GRATUITA.


Fonte: Ascom Sesc/AL


Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.