OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 25 de abril de 2024

Notícias

13/07/2019 às 15:36

Comemoração dos 20 anos da exposição Olhar Alagoas reúne apaixonados por arte em Arapiraca

A celebração dos 20 anos da exposição Olhar Alagoas, que teve seu lançamento em Arapiraca na noite desta quinta-feira contou com muita cultura, arte e interatividade na noite desta quinta-feira (11). A mostra integra 14 obras e parte de seu acervo foi doado por artistas que participaram da exposição inaugural de 1999.

Em projeto inédito, a Pinacoteca da Ufal está apresentando pela primeira vez seu acervo em outra cidade em uma parceria com o Sesc Arapiraca. Para fazer a mediação com os visitantes da exposição, a Pinacoteca selecionou alunos da universidade em Arapiraca, monitores responsáveis pela ação educativa. A mostra temporária terá um programa educativo e vai receber grupos agendados de escolas, universidades e outras instituições. O objetivo dessa equipe é aproximar o público e o acervo, potencializando a análise crítica de quem for conhecer as obras.

A exposição está estruturada para atender, além de alunos de escolas e comunidade universitária, trabalhadores do Comércio, beneficiários dos serviços do Sesc e o público em geral. O funcionamento será segunda, quarta e sexta, das 12h às 18h, e terça e quinta, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

A coordenadora geral da Pinacoteca, Iris Danielle Tenório, destacou que a proposta é expandir o legado da exposição para todo o Estado. “A importância da pinacoteca vir para Arapiraca é justamente a importância da oportunidade que estamos dando para o Estado conhecerem parte do Museu de Artes Visuais da Ufal. Então, as pessoas aqui estão com acesso a peças confeccionadas em 1999 e fazem parte do patrimônio da universidade e de Alagoas. Escolhemos esse recorte justamente por ser essa data comemorativa. Estamos de portas abertas esperando todos”, frisou Iris Danille.

O evento reuniu apaixonados por arte, autoridades locais e da instituição, a comunidade acadêmica, artistas, curiosos e a imprensa local.

Obras expostas

Vão estar expostas 14 obras que fazem parte do acervo da Pina produzidas em 1999 pelos artistas: Bárbara Lessa, Eva Le Campion, Fernando Honaiser, Kalinka Bueno, Lula Nogueira, Marcos Aurélio, Rosa Maria Piatti, Reinaldo Lessa e Rosivaldo Reis.

As obras apresentam técnicas como: escultura, pintura, desenho, colagem – separadamente ou todas juntas – nas quais foram utilizados materiais diversos como: madeira, argamassa, cerâmica, fantasias de carnaval, carpete, lona, manta, bonecos de plástico, vidro, além da tradicional tela de algodão em formatos diferenciados; com uma paleta de cores marcantes que se misturam, resultando em obras de média e grande dimensões, todas produzidas em 1999 por artistas experientes ou em início de carreira, que contribuíram para a dinâmica da produção artística em Alagoas no final do milênio.


Fonte: Ascom Arapiraca


Galeria de Fotos

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.