OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 29 de março de 2024

Notícias

20/10/2019 às 13:56

Penedo será a terra do Festival Internacional de Música

Simoneide Araújo

A JPMB - Jornada Pedagógica para Músicos de Banda chega a sua décima edição. E, ao completar a primeira década, transforma-se no Festival Internacional de Música, com a proposta de promover o encontro entre artistas, músicos, professores e pesquisadores e a comunidade, além de movimentar as ruas de Penedo, cidade que vai sediar o evento.

A Jornada acontece de 23 a 26 deste mês e já faz parte do calendário cultural de Alagoas. E o melhor: todas as atividades e concertos são gratuitos.

Além de músicos, professores e pesquisadores com formação em vários países e universidades, vindos de Portugal e de várias localidades do Brasil, a JPMB também terá a participação de artistas que fazem parte do quadro de professores da nossa Escola Técnicas de Artes, como Kleber Dessoles, Augusto Morales e Lilian Pereira e sua Camerata Acadêmica.

Também teremos atrações ligadas ao nosso curso de licenciatura em Música, como o grupo LPM - Laboratório de Performance Musical e Trio Ybyrá. Durante os quatro dias, a programação terá 26 atividades pedagógicas e científicas e 13 atrações artísticas. Confira a Programação completa. 

O coordenador-geral desse evento é o professor Marcos Moreira e ele destaca as várias parcerias entre o curso de licenciatura em Música, por meio do Grupo de Pesquisa Metodologia e Concepção Social do Ensino Coletivo Instrumental, a Prefeitura de Penedo,  por meio da Secretaria de Cultura, o Consulado Honorário de Portugal em Maceió e o Espaço de Compreensão e Invenção Musical (Ecim).

Toda essa união só ratifica a importância da JPMB para a nossa Ufal e para nosso Estado.

Noite do Malassombro
Nosso Museu de História Natural volta ao cenário de magia e misticismo, mexendo com a imaginação de crianças, jovens e adultos, com a realização da 4ª edição da Noite do Malassombro, no próximo 31 de outubro. Mais autêntica impossível, não é mesmo?

A festa é uma alusão ao Halloween, data comemorativa multicultural, tida como um período místico que fascina jovens e adultos no mundo inteiro. 

O MHN procura fazer com que o público associe a comemoração desse dia a elementos do contexto da cultura local, como as lendas alagoanas e os seus personagens folclóricos.

Tem também como princípio a promoção de conhecimento e ações de conscientização sobre a preservação da biodiversidade, aspectos que serão abordados de forma conjunta e interdisciplinar. 

Por fim, a equipe do MHN procura estimular a criatividade, avivar o respeito pela natureza e desmistificar conceitos sobre determinados animais utilizados por tradições e religiões com perspectiva mágica e mística, o que acaba introduzindo ideias negativas na cultura humana, especificamente sobre determinadas espécies como os anuros, serpentes e morcegos.

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.