OPINIÃO E INFORMAÇÃO Facebook Twitter
Maceió/Al, 28 de março de 2024

Notícias

02/12/2019 às 14:24

Exposição Alagoas de Canto a Canto valoriza profissionais do fotojornalismo alagoano

Amostra é uma coletânea e seleção das imagens que foram capturadas pelos repórteres fotográficos da Secom - Thiago Sampaio Amostra é uma coletânea e seleção das imagens que foram capturadas pelos repórteres fotográficos da Secom - Thiago Sampaio

 Dayris Carvalho

Com o intuito de valorizar o fotojornalismo alagoano, a Secretaria de Estado da Comunicação de Alagoas (Secom/AL) realiza a exposição “Alagoas de canto a canto” no hall do Palácio República dos Palmares, Centro de Maceió, até o fim deste ano. A iniciativa é uma coletânea e uma seleção das imagens que foram capturadas pelos repórteres fotográficos da Secom.

“É uma mostra aonde o fotojornalismo se funde com os elementos artístico e cultural e com informações que vão além do que a pauta inicialmente prevê. É uma demonstração do talento dos profissionais que trabalham com fotografia na Secretaria de Comunicação de Alagoas”, declarou o secretário de Comunicação, Enio Lins. 

O fotojornalismo é um dos ramos da fotografia onde a informação clara e objetiva precisa estar retratada através das imagens, exibindo toda sua capacidade de transmitir os fatos. “A amostra enaltece o trabalho dos fotojornalistas que, ao receberem as pautas, têm a missão de procurar ângulos diferentes para contar o fato. No fotojornalismo é essencial saber captar o momento exato do acontecimento, da ação, e é exatamente o que está sendo representado na exposição”, contou o coordenador da amostra, o fotojornalista Dárcio Monteiro. 

Amostra é uma coletânea e seleção das imagens que foram capturadas pelos repórteres fotográficos da Secom (Thiago Sampaio)

As fotos produzidas são parte de pautas diversas do governo do Estado. Registros das paisagens do Sertão alagoano, dos folclores, dos folguedos, das obras e dos programas importantes para os alagoanos. “Entre uma pauta e outra é sempre possível encontrar novas maneiras de olhar um fato e adotar uma perspectiva artística em algumas produções”, contou um dos repórter fotográficos que participa da exposição, André Palmeira. 

Segundo Diego Teixeira, que visitou a exposição, a qualidade das imagens permite imaginar o registro como se estivesse, de fato, acontecendo. “É notável a qualidade profissional dos fotógrafos. Em pautas simples, como a construção de um hospital, eles conseguem captar uma realidade que não veríamos a olho nu”, disse Teixeira.

Para o fotográfo Neno Canuto, com mais de 30 anos de profissão, é gratificante ter seu trabalho exposto para todos. “A exposição não somente valoriza nosso profissionalismo como também ressalta a arte de registrar o momento”. 





Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Siga o AL1 nas redes sociais Facebook Twitter

(82) 996302401 (Redação) - Comercial: [email protected]

© 2024 Portal AL1 - Todos os direitos reservados.